guitarra portuguesa

1º FESTIVAL DE FADO NA COSTA DE CAPARICA. 30 e 31 DE JANEIRO.

ouvimos

Foi com (boa) surpresa que acolhemos esta novidade – o 1º Festival de Fado Ercília da Costa na Costa da Caparica.

Festival de Fado

Ercília Costa (1902 – 1985) foi uma “filha” da Costa da Caparica. Atriz de revista, compositora e fadista. Foi a primeira fadista portuguesa de projeção internacional, a primeira a fazer uma digressão no estrangeiro. O auge da sua popularidade foi na primeira metade do século passado, a.k.a. “Sereia peregrina do Fado”, “Santa do Fado” e “Toutinegra do Fado”. As suas gravações discográficas são anteriores à década de 50.

Filha de pescadores, foi quase por acaso que se tornou fadista ao se apresentar no Conservatório de Lisboa para responder a um anúncio de jornal, que procurava cantores para uma récita no Teatro Nacional de S. Carlos. Foi escolhida para o elenco.

Eugénio Salvador, ator com quem se cruzou convida-a para o teatro, lembrando a sua voz e é assim que, ainda adolescente entra para a companhia do Teatro Maria Vitória. Mas, foi como fadista que mais se destacou.

Actuou nos mais populares retiros e casas de fado típicos da época. Realizou sucessivas digressões internacionais, participou em alguns filmes e foi também compositora de alguns dos seus êxitos, incluindo Fado da mocidade ou O filho ceguinho.

Após a sua participação no filme Madragoa retira-se da vida artística para se dedicar ao casamento.

O primeiro Festival de Fado da Costa da Caparica não podia ter melhor designação – Ercília Costa. Uma justa homenagem à sua carreira.

A Costa é muito mais que sol, mar e surf. Também vai receber um Festival da mais característica música nacional – o Fado.

Nós aqui, temos Festival de Fado!
Nós aqui, temos isto.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *