Screen Shot 2016-05-27 at 10.09.25

7 COISAS QUE TODAS AS CRIANÇAS PRECISAM DE OUVIR

Helena

As crianças não são coisas; são pessoas pequeninas. São sensíveis, inocentes, assustadas, curiosas e para elas tudo na vida é novidade durante um largo período de tempo. Quando tudo é novo, o medo pode ser grande e a auto-estima muito pequena. É importante mantermos tudo isto em mente. Precisam de determinadas coisas para que possam aprender a ser resilientes, a ter amor próprio, a preocuparem-se com os outros, a valorizar os fracassos e consequentemente a transformar os fracassos em triunfos. Precisam de auto-estima positiva. A sua auto-estima depende primeiro e essencialmente dos seus cuidados enquanto pais.

A psicóloga Sherrie Campbell fez uma lista de 7 coisas que todas as crianças deveriam ouvir diariamente. Ora verifique que se as está a cumprir.

7 COISAS ESPECIAIS

1 “Amo-te”
Podemos dar a uma criança demasiadas coisas, mas nunca daremos a uma criança demasiado amor. Quando dizemos  ao nosso filho que o amamos e dizemo-lo várias vezes, estamos a dizer-lhe que ele é valioso. Estamos a ser um fã na sua audiência. Amá-lo dá-lhe coragem, tempo para crescer; permiti-lhe cometer erros; produz sentimentos de alegria.

Dizer ao seu filho que o ama ensina-o a amar-se a si próprio e mostra-lhe como ser capaz de amar outras pessoas.

2 “Estou orgulhosa de ti”
A criança deve sentir que é especial para os seus pais, que não se devem acanhar em dizer o quanto estão orgulhosos, de tentar, de se esforçar, de demonstrar um talento especial.

3 “Estava errada, desculpa-me”
Embora por vezes difícil, devemos manter em mente que as crianças aprendem por modelo. E quando erramos é sempre uma boa oportunidade para demonstrarmos que ninguém é perfeito e que deveremos assumir os nossos erros. A honestidade é positiva para o desenvolvimento da criança, enquanto ser pessoal e social.

4 “Eu perdoo-te”
Mais uma vez a importância do modelo, é natural que as crianças cometam erros recorrentes, porém é também natural que sejam merecedoras de perdão.

5 “Estou a ouvir”
Essencial ouvir também com o coração, ouvir mesmo, cada palavra, sem distrações, seguindo atentamente as suas conversas e questionando. Isto irá demonstrar-lhe o quanto é importante para si e irá também trazer um impacto positivo na vossa relação de confiança.

6 “A responsabilidade é tua”
Se a criança é crescida para umas coisas, não deverão usufruir do estatuto de “pequenino” para escapar às consequências dos seus atos. E terão de ser os pais a incutir a responsabilidade.

7 “Tens tudo o que precisas para conseguir”
Mostrar à criança que é amada, apoiada e compreendida irá dar-lhe ferramentas para prosseguir a caminhada, tendo a certeza que terá a família como seu suporte.

Helena Gonçalves Rocha

Nós aqui educamos para isto.
Nós aqui temos isto!

Contactos
helenagoncalvesrocha@gmail.com
Miúdos e Graúdos, Clínica Médica
Av. Pinhal da Aroeira, Lt 562
Aroeira Shopping area Lj 18
Herdade da Aroeira
2820-566 Charneca da Caparica
TEL.: 212 977 481

1420840749_facebook-512

Fotografias: D.R.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *