jogo dos dedos1

8 COISAS PARA FAZER ENQUANTO ESPERAMOS COM CRIANÇAS.

ASSINATURA 2 1

Todas estas sugestões foram devidamente testadas e garantidamente vão deixar as suas crianças um pouco mais felizes enquanto aguardam pela refeição no restaurante (ou em qualquer outro local onde tenham de esperar). Sim, podemos esperar com crianças pequenas! Não, não temos de lhes entregar os telemóveis ou tablets.

Quantos queres
Ainda se lembram como se faz? Giro de fazer e ainda mais divertido quando colocamos as mensagens debaixo das cores. No outro dia fiz com a minha filha já crescida, mas desta vez com tarefas. “ Toca com a língua no cotovelo”; “Levanta uma sobrancelha” e outras figuras rídiculas do género, resultado? Risota total…

quantos queres

 Adivinha em que mão
Um clássico, pegamos em qualquer objeto que esteja alçi à mão, em último caso uma moeda, metemos na mão, escondemos atrás das costas e…Adivinha em que mão está?

Eu vejo…
Olhando à nossa volta escolhemos um objeto e vamos fazendo a sua descrição: “ Eu vejo… uma coisa verde, com água lá dentro e…. “ “ É uma jarra, aquela ali…”
Para além de ser divertido, a minha vertente terapêutica está sempre alerta, podemos desenvolver a atenção, aumentar o vocabulário, enfim…

Objetos que desaparecem
Reúna um grupo de objetos no meio da mesa. Diga ao seu filho para olhar com atenção para todos eles e de seguida terá que fechar os olhos. Retire um objeto e veja se o seu filho consegue dizer qual o objeto que falta. Lá vem o inevitável objetivo terapêutico, excelente para desenvolver a atenção e a memória a curto prazo.

Jogos de dedos
Ora cá está um jogo fácil e para o qual temos o material sempre à “mão”. Quem se recorda do “Bico, bico, sarrabico, quem te deu tamanho bico? Foi o gato da vizinha que roubou uma sardinha. Os cavalos a correr, as meninas a prender, qual será a mais bonita que se irá esconder?” E lá vai um dedo a ser escondido…
E quem conhece o “Pedra, Papel, Tesoura”. Os dois jogadores em simultâneo mostram a sua mão, a pedra ganha à tesoura, a tesoura ganha ao papel, o papel ganha à pedra…perguntem aos mais pequenos que eles vão ensinar-vos com toda a certeza.
Existem muitos jogos de dedos e muitos são aqueles que podem ser inventados, os miúdos hoje em dia precisam mesmo de exercitar os dedos, atreva-se e invente, invente muito.

Jogo dos dedos

Inventar histórias sobre as pessoas que vemos.
Deste jogo eu recordo-me especialmente de jogar com a minha irmã nas filas de trânsito. “Tem cara de…advogado.” “Porquê?” “ Não vês os óculos e a maneira como fala…é de certeza”. “Olha, aquela zangou-se com o namorado” “ A outra tem ar de bruxa, já fez hoje seis feitiços”. Este jogo alimenta a imaginação e criatividade sem dúvida alguma e levará a surgirem uns bons contadores de histórias.

Ler um livro
As malas das mães são aquela coisa fantástica e surpreendente donde tudo e qualquer coisa poderá surgir. Pois bem, em tempos de espera é sempre bom meter um ou dois livros na bagagem.

Entrevista rápida
Este é um jogo que inventamos para jogar à noite, no carro ou em momentos de  espera e aborrecimento. É muito simples. O entrevistador faz perguntas rápidas aos miúdos.

  • Preferias viver debaixo de água ou no espaço?
  • Qual é o teu legume preferido?
  • Gostavas mais de ser um gnomo ou uma fada?
  • Qual é a fase da Lua que tu preferes?
  • Quantos filhos queres ter quando cresceres?
  • Se pudesses ter qualquer animal como animal de estimação, qual escolherias?
  • Bicicleta ou skate?

E por aí fora. Os miúdos adoram este jogo, eu penso que será porque gostam de ser ouvidos e de partilhar as suas opiniões.

Espero que estes jogos vos possam ajudar nos vossos próximos tempos de espera, seja no restaurante, no carro ou na sala de espera do pediatra.

Conto com os vossos contributos para partilharem os vossos jogos preferidos.
Até para a semana e divirtam-se!
Helena Gonçalves Rocha

Nós aqui educamos para isto.
Nós aqui temos isto!

Contactos
helenagoncalvesrocha@gmail.com
Miúdos e Graúdos, Clínica Médica
Av. Pinhal da Aroeira, Lt 562
Aroeira Shopping area Lj 18
Herdade da Aroeira
2820-566 Charneca da Caparica
TEL.: 212 977 481

1420840749_facebook-512

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *