A IMPORTÂNCIA DE REPROGRAMAR A NOSSA MENTE.
A mente funciona como um “leme da vida”, uma vez que nos permite sentir, pensar e agir em função do que decifrarmos e definirmos neste trabalho mental. A nossa mente não tem “dias de folga” uma vez que trabalha freneticamente 24 horas por dia, pelo que temos que a saber usar com “mestria”.
Esta característica de constante ruído gerado por pensamentos e ideias que se fabricam incansavelmente na nossa mente pode trazer-nos sensações de bem-estar ou, pelo contrário, um cansaço (mental + físico) e uma ansiedade constantes.
A importância de observar a nossa atividade mental, como se fossemos espetadores de nós próprios, é crucial pois permite-nos conhecer e analisar a qualidade e a tipologia de pensamentos que construímos perante diversas situações. Se entendermos os pensamentos e ideias como algo que nutre a nossa mente, tal como os alimentos nutrem o nosso corpo físico e nos dão energia, percebemos que é de extrema importância alimentar a nossa mente com “ideias positivas” que nos transmitem, consequentemente, boa energia.
A observação da nossa mente exige dedicação e, tendo em conta que não faz parte dos nossos hábitos parar e escutar a mente, temos que colocar em prática alguns exercícios. Se fizer parte do grupo de pessoas que em certos momentos iria a uma loja e “trocaria a sua cabeça” por outra, porque a sua não pára de pensar e não lhe dá descanso, pratique o seguinte exercício durante 7 dias consecutivos:
- Feche os olhos durante 10 minutos por dia, com uma música calma numa posição confortável, respire profunda e pausadamente e foque-se no som da respiração.
Se durante este processo surgirem pensamentos, sejam eles quais forem, deixe-os ir como se tivessem asas, não lhes dê continuidade e volte a focar-se na sua respiração.
- Anote num papel as sensações e emoções que teve durante o exercício.
- Partilhe connosco as suas experiências através de e-mail ou da nossa página de facebook.
Este exercício é utilizado em terapias holísticas, como o Reiki ou a Regressão, e permite acalmar a mente e identificar sensações e emoções. Depois de descodificado o padrão de pensamentos que existe em nós, que muitas vezes nos traz desconforto e que nos leva a ter comportamentos que na verdade não desejamos, é necessário transformar estes mesmos pensamentos. É a isto que se chama reprogramação.
Se, a par dos exercícios propostos em cima, aplicar diariamente os que lhe deixo abaixo, vai perceber a importância e a necessidade de reprogramar a mente. Assim, proponho que coloque também em prática estes dois exercícios:
- Substituir pensamentos negativos que o atormentam por outros positivos;
- Falar de forma positiva evitando o “não” ou expressões negativas no seu dia-a-dia,como por exemplo: “vou tentar” ou “vou fazer” em vez de “não consigo”; “fecha a porta devagar” em lugar de “não batas com a porta”.
A forma como pensamos e falamos é decisiva para perspetivar a nossa vida de maneira mais positiva e os exercícios propostos permitem ter consciência dos pensamentos que habitam na nossa mente de forma regular e das palavras utilizadas. Trabalhar a mente é trabalhar o elemento Ar, que se relaciona com o pensamento e comunicação. Se o fizermos de forma positiva os efeitos vão necessariamente traduzir-se no nosso dia-a-dia ao trazer-nos energia e vitalidade. Aceita o desafio?
Nós aqui temos energia.
Nós aqui temos isto e muito mais!
Rita Deus
Contactos
Om You / Gabinete holístico de bem estar
Rua Salgueiro Maia, 11E
Almada
TEL.: 963417455
Fotografias: D.R.
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!