Nós

A SUL OU A NORTE, O MUNDO É FOD*&%$#

METEMO-NOS

NósEstamos na silly season, (quase) tudo é permitido, e por isso, hoje trazemos um desabafo “mais solto”, como diriam alguns “à margem sul”.

O mundo é fodido. Vou usar a expressão #FDD para sempre que repetir a última palavra da frase anterior, porque a minha mãe vai ler e não há necessidade de lhe estragar (tanto) o dia.
Ninguém disse que a vida era fácil, mas temos épocas que acreditamos que sim. Que as coisas andam sobre rodas, que fomos bafejados por alguma sorte e bola para a frente que o mundo é nosso. Ninguém nos agarra.
E depois temos os outros momentos. Os momentos em que pensamos precisamente ao contrário. Nada nos corre bem, porque é que só a nós é que acontece tudo errado, vimos as coisas desabarem, enfim estamos, como se diz na gíria, “na merda”. Infelizmente parece-nos que estes momentos andam cá mais vezes.
Pois, o que tenho para vos dizer é que o segredo é alimentar o primeiro estado de espírito e não dar confiança ao segundo.
E estão vocês a pensar em tom irónico: – Ah era só isso. Que iluminada que tu és! Obrigada pela descoberta da pólvora. Vou já ali fazer isso e venho já!!

Ok, ironia aceite e compreensível. Não é fácil e nem sempre se consegue. Mas, nunca ouviram dizer, olha para o que eu digo e não para o que eu faço? O que interessa aqui é a teoria e, by the way, fica o desabafo que esforço-me e educo-me para cumprir isso. E o esforço é grande que isto tem mesmo de ser evangelizado. À séria. E nem sempre sou bem sucedida.

E porque é que o estado de espírito negativo tem mais preponderância? Será cultural, animal ou normal?
– Sabes, sabes? Vá diz lá oh chica esperta – continuam vocês no registo da ironia, sem ofender, claro.

Pois sem ironia nenhuma, respondo: não sei. Não sei mesmo. O que eu sei é que andar a lamentarmo-nos, alimentar o estado de espírito negativo do estamos #FDD faz com que este tome um espaço que não queremos. E a solução é dar-lhe um chega para lá. Se vamos estar #FDD porque isto e aquilo não corre como nós queremos, vamos dar-lhe a volta, encarar de outra perspectiva. Sim, porque FDD por #FDD que seja bem #FDD. Sabe  melhor e nada como andar com um sorriso de orelha estampado no rosto.
É tempo de férias, e normalmente aqui andamos bem FDD, por isso vamos permanecer com esse estado espírito, mesmo depois de acabarem, que é d’isso que o meu povo gosta.

Boas Férias.

Nota: se o Trump faz do ano inteiro a silly season, nós aqui, podemos tirar o período de férias para isso.

Nós aqui andamos (bem) #FDD.
Nós aqui temos isto.

Texto: Marlene Gaspar

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *