A CAMPANHA DE RADIOGRAFIAS VOLTOU. 13 SETEMBRO A 4 OUTUBRO.
Em equipa vencedora não se mexe, e desde 1996 que a organização apela para entregarem em qualquer farmácia as suas radiografias com mais de cinco anos ou que já não tenham valor de diagnóstico, sem relatórios, envelopes ou folhas de papel.
E perguntam vocês, o que fazem depois com tantas radiografias? Serão recicladas, evitando que o material que possa ser poluente vá para o lixo.
E isso traduzido em números quer dizer o quê?
Segundo a organização, cada tonelada de radiografias dá origem a 10 kg de prata, cuja venda permite à AMI angariar fundos para responder ao crescimento de pedidos de apoio social e para continuar as campanhas humanitárias que desenvolve aqui, em Portugal e no mundo.
Vamos mostrar o grande poder da solidariedade que a margem sul tem. Ajude a ajudar e recicle aquilo que já não precisa. Entregue as radiografias inúteis numa farmácia perto de si.
Nós aqui temos recolha de radiografias.
Nós aqui temos isto.
Texto: Marlene Gaspar
Muita atenção, existem radiografias (raio x, Mamografia, TC) que poderão ter valor diagnóstico futuro por necessidade de comparação com aparecimento de novas alterações. As últimas películas já não têm prata, e entregá-las nesta campanha em nada favorece a campanha e pode prejudicar o próprio em diagnósticos futuros. As únicas películas com prata são as anteriores à revelação digital quando ainda se usavam químicos, essas podem ser doadas para retirar prata. Um conselho não dê nunca um exame que seja o único do tipo(TC/raiox/Mamografia/eco/RM) e de cada parte anatômica. Se tem 20 raiox tórax guarde o ultimo de rotina (não de urgências com doenças temporárias), guarde pelo menos as últimas duas mamografias. Só os relatórios não é suficiente, as imagens são muito importantes para comparação e diagnóstico.
Obrigada pelo seu esclarecimento e comentário. Muito útil.