IMG_1391

AQUI, AINDA SE AMOLA.

ouvimos

Domingo, quase 10:00h da manhã. Ainda a espreguiçar quando ouvimos um som tão familiar que remete à nossa infância.

Reconhecem o som flauta de pã, utilizada pelos amoladores?

Este som saca-nos logo um sorriso e uma boa lembrança. Em casa comentámos que há muito tempo que não ouvíamos isto e que na nossa infância era muito frequente. Não é a primeira vez que ouvimos por aqui, mas contam-se pelos dedos as vezes que passou. Lamentavelmente, acho que é mais uma profissão em vias de extinção.

O som deixou de se ouvir e saí para fazer a minha corrida matinal. Absorta nos meus pensamentos, deparo outra vez com aquele som, que abafou o que vinha a ouvir nos “fones” e cruzo-me com o amolador na sua “clássica” bicicleta. Cumprimentei e ele respondeu simpaticamente e elogiou o estar a praticar desporto. Estava a “arrumar” o seu material de trabalho (leia-se a bicicleta com a “pedra afiadora” – não sei o nome correto para isso), quando volto para trás e pergunto se pode afiar uma faca que tinha lá em casa. Estávamos muito perto.

Nunca tinha pedido este serviço. As facas cá em casa nunca foram nada que alguém gabasse quando utilizam, pelo contrário. Como sou canhota, nunca tive muito crédito em casa para cortar o que quer que fosse, e nunca senti grande falta. Mas, quando vem cá alguém que usa as facas cá de casa, oiço sempre queixumes. Daí que resolvi experimentar.

Porquê?

Porque precisava e talvez porque quis recuperar aquelas lembranças que o som nos traz e valorizar este tipo de serviços que que se vão “perdendo”. Talvez tenha sido isso.

Depois das facas afiadas, pedi-lhe para tocar mais uma vez aquele som tão familiar. E lá veio novamente a flauta de pã dar música aos nossos ouvidos.

Recordar é viver.

Um bem-haja ao Sr. Diamante Lourenço por ter vindo amolar aqui para a Verdizela.
Onde é que ainda se amola?

Nós aqui temos amolador.
Nós aqui temos isto.

2 replies
    • Lisbon South Bay Blog
      Lisbon South Bay Blog says:

      O preço depende do número de facas. Várias deve ser aproximadamente €2 cada. Obrigada pelo seu comentário e espero que continue a seguir-nos :-)

      Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *