Helena

ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES

Helena

Com o mês de Setembro chega o regresso às aulas, o retomar das rotinas, a conciliação de horários de todos os elementos da família e … a escolha das atividades extra-curriculares.

Antes de mais, é condição imprescindível, mediante a idade de cada criança reservar bastante tempo para BRINCAR. Brincar de forma livre, as crianças precisam, para crescer e aprender, de bastante tempo para poderem brincar de forma espontânea e de preferência terem contacto com a Natureza e com o ar livre.

Feita esta reserva inicial como poderemos escolher a atividade mais adequada para o nosso filho?

Primeiro que tudo deveremos perguntar-lhe se tem preferência por alguma atividade, seja ela de carácter mais desportivo, cultural ou artístico. Depois deveremos equacionar a real possibilidade da criança a poder frequentar, ou seja, existe nas proximidades, é compatível com os horários dos adultos?

Saliento sempre este aspeto, pois no final do dia de certo que nenhum pai necessita de mais doses de trânsito, stress e ansiedades e na conjugação perfeita de todos os horários, os pais conseguirão realizar alguma atividade lúdica e prazerosa enquanto os mais pequenos praticam a sua atividade preferida.

Senão conseguir fazer a hora de exercício que todos os anos diz que vai começar, aproveite pelo menos para pôr a leitura em dia, dormir uma pequena sesta ou conversar com as amigas.

As atividades extra-curriculares permitem que a criança crie novos círculos de amigos, diferenciados do ambiente escolar. Por vezes a criança não é brilhante na escola, mas consegue ser uma estrela ao nível desportivo. Dê-lhe oportunidade para que explore as suas diferentes competências.

Os desportos de equipa, a partir dos 8 anos, permitem-lhe adquirir muitas competências essenciais quer na vida escolar, quer na vida social, a entre-ajuda, a postura cooperativa e colaborativa, o respeito pelo outro, apreciar os resultados obtidos por um esforço conjunto.

desportos

Como calculam a minha tendência vai sempre para uma prática desportiva, uma vez que a carga horária de educação física é cada vez menor no horário escolar, as crianças cada vez têm mais hábitos sedentários, passando inúmeras horas sentados frente a ecrãs, é condição indispensável promover a prática desportiva, por uma questão de Saúde.

Num país à beira mar plantado em que a água faz parte do nosso horizonte, saber Nadar é uma competência básica a adquirir o mais precocemente possível. A prevenção dos acidentes em piscina e na praia, infelizmente ainda muito frequentes, é feita também assim. A adaptação ao meio aquático e a aprendizagem da natação, vem imediatamente a seguir a saber andar. Por uma questão de segurança e também por ser um desporto completo, equilibrado e harmonioso, priorize a aprendizagem da natação junto dos seus filhos.

Fotografia Surf Pro SurfSchool

Fotografia Surf Pro SurfSchool

Lembre-se sempre de não sobrecarregar o horário do seu filho, respeite as suas escolhas, mas depois da atividade iniciada espere algum tempo antes de os deixar desistir, incentive-o a esforçar-se e decidir se realmente é uma atividade do seu agrado.

Divirta-se e tente durante este ano iniciar você mesmo uma atividade que lhe dê um especial prazer

Helena Gonçalves Rocha

Nós aqui educamos para isto.
Nós aqui temos isto!

Contactos
helenagoncalvesrocha@gmail.com
Miúdos e Graúdos, Clínica Médica
Av. Pinhal da Aroeira, Lt 562
Aroeira Shopping area Lj 18
Herdade da Aroeira
2820-566 Charneca da Caparica
TEL.: 212 977 481

1420840749_facebook-512

Fotografias: D.R.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *