Hospital Seixal

GOVERNO APROVOU A CONSTRUÇÃO DO #HOSPITAL DO SEIXAL

aplaudimos 1

O presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, afiançou aos jornalistas no final da reunião com o ministro da saúde, Adalberto Campos Fernandes, que foi dada luz verde para a construção do hospital do Seixal. Esta é uma excelente notícia para o município do Seixal.

Estimando que o hospital estará construído em 2019/2020, Joaquim Santos referiu que irá custar cerca de 60 milhões de euros. O hospital será de pequena dimensão – terá 72 camas. O valor da obra não vai recair sobre o erário público, pois a população do Seixal, paga ao Estado, “só em IRS”, 120 milhões de euros por ano, por isso também vai ter o meu contributo.

O autarca referiu ainda que faltam na península de Setúbal 1.300 camas hospitalares e cerca de 715 médicos relativamente à média nacional. Nesta reunião também estiveram os presidentes das câmaras de Sesimbra e de Almada, pois os três municípios comprometeram-se a trabalhar numa solução para ajudar a aliviar a lotação excessiva que tem o hospital Garcia de Orta, em Almada.

A unidade está projetada para ser um equipamento de proximidade, vocacionada para os cuidados em ambulatório, com serviço de urgência a funcionar 24 horas, 72 camas, 23 especialidades e unidades de apoio domiciliário e de medicina física e de reabilitação.

Nós aqui vamos ter o Hospital do Seixal.
Nós aqui vamos ter isto.

Fonte: O Observador

incendios

PONTOS DE RECOLHA OFICIAIS NA MARGEM SUL PARA AS VÍTIMAS DE INCÊNDIOS. até 25/10

precisamos 2

Até 4ªf está a ser feita a recolha de bens na margem sul para ajudar as vítimas dos incêndios. Abaixo dizemos o que é preciso e onde podes deixar para facilitar a logística de quem está a fazer a entrega.

RECOLHA DE BENS

Alimentos – não perecíveis, que não necessitem de refrigeração e que a data de validade seja prolongada.

Água – garrafões

Roupas de cama

Artigos de higiene – fraldas para bebés, escovas dos dentes, shampoo e gel de banho

Rações para cães e gatos – também é necessário ração para animais “da quinta”

Sementes agrícolas

PONTOS DE RECOLHA OFICIAIS

Sesimbra – Bombeiros Voluntários de Sesimbra – Quartel-sede

Alfarim – Pavilhão do GD Alfarim

Casal do Marco – Ginásio Fitenergy

Corroios e Seixal – diretamente com a Filipa Martins

Fernão Ferro – J.F. Fernão Ferro / Mini-mercado “A Colmeia”

Quinta do Conde – Pavilhão Municipal

Sampaio – Escola Básica de Sampaio

Setúbal – Estádio do Vitória Futebol Clube, secção de ginástica

Mais informações podes esclarecer aqui.

Nós aqui ajudamos as vítimas dos incêndios.
Nós aqui temos isto.

Texto: Marlene Gaspar
Fonte: FB Recolha de Bens para as Vítimas dos Incêndios

Screen Shot 2017-10-20 at 13.01.48

9 DICAS PARA PÔR AS CRIANÇAS A ESCREVER. Por Helena Gonçalves Rocha

Helena

Escrever faz muito sentido para as crianças, principalmente se o fizerem com um objetivo. Por vezes, algumas crianças são bastantes resistentes para escrever e para elas é extremamente importante integrar a escrita na sua vida diária utilizando também o jogo como forma de a motivar a pegar no lápis e deixar a sua marca. Quando a escrita adquire um objetivo prático e específico, as crianças começam a entender a importância da alfabetização e rapidamente embarcam em todas as diversões que vão surgindo ao longo do caminho.
Aqui estão dez idéias práticas para que as crianças gostem de escrever com um propósito.

9 DICAS PARA PÔR AS CRIANÇAS A ESCREVER

#1 Peça aos seus filhos que escrevam a sua lista de compras e depois responsabilize-os por marcarem os itens à medida que os vão comprando.

#2 Quando você está a planear a festa de aniversário do seu filho, coloque-o no comando. Deixe-o escrever a lista de convidados e enviar os convites.

#3 Faça um calendário de festas. Seja qual for a temporada (advento e Natal, férias da Páscoa, férias grandes…) arranje um grande pedaço de papel e crie seu próprio calendário de eventos. Coloque as crianças responsáveis ​​pelo desenho e escrita e deixe-os sugerir algumas ideias divertidas para incluir no cronograma, não se esqueça de incluir os aniversários dos familiares e amigos, eles adoram!

#4 Receber uma carta manuscrita da vida real através do correio é emocionante em qualquer idade. Se calhar posso dizer que talvez mais na nossa idade, uma vez que ainda somos do tempo de trocar correspondência (eu pelo menos, já sou muito antiga) com os primos e os pais durante as férias onde se relatavam todas as aventuras. Agora, tristemente, as cartas que recebemos maioritariamente têm números e habitualmente são para nós pagarmos… No entanto, ainda este verão, assisti ao entusiasmo e inabilidade dos meus adolescentes ao enviarem postais dos locais de férias.
Então…tente encontrar um amigo com quem o seu filho possa trocar correspondência, ou então incentive-o a faze-lo com os avós, de certo ambos irão adorar.

#5 Sirva-se da porta do frigorífico e deixe recados ou perguntas e desafios que requeiram resposta. Vai ver a excitação, sendo que aumenta a adrenalina se os mensageiros não puderem ser descobertos no momento de colocar a mensagem no frigorífico.

9 dicas

#6 Quando for de férias, não esqueça de envolver os miúdos na escolha criteriosa dos cartões postais para enviar para alguém ou para vocês mesmos, para ver quem chega primeiro.

#7 Faça um livro das férias em conjunto com os seus filhos, muitos desenhos, colagens e algumas escritas espontâneas que vão acabar por aparecer.

#8 Faça seus próprios cartões de aniversário  e peça ao seu filho que escreva o texto dentro e o endereço no envelope. Em seguida, compre o selo e coloquem a carta em conjunto, de preferência num marco de correio vermelho.

#9 Com crianças mais ativas, use um lápis e papel ou um giz na parede lá fora, sempre que estiver a jogar um jogo com ele para que possa anotar as pontuações. Esta é uma ótima maneira das crianças competitivas escreverem!

E por aí? Você também encoraja o seu filho a escrever com um objetivo? Partilhe connosco uma das suas dicas.

Helena Gonçalves Rocha

Nós aqui educamos para isto.
Nós aqui temos isto!

Contactos
helenagoncalvesrocha@gmail.com
Miúdos e Graúdos, Clínica Médica
Av. Pinhal da Aroeira, Lt 562
Aroeira Shopping area Lj 18
Herdade da Aroeira
2820-566 Charneca da Caparica
TEL.: 212 977 481

1420840749_facebook-512

Fotografia: D.R.

recrutamento

MOSTRA DE EMPREGO E EMPREENDEDORISMO. 20 e 21 de outubro

precisamos 2

Diz que são centenas de ofertas de emprego na Mostra de Emprego e Empreendedorismo que se vai realizar em Setúbal nos dias 20 e 21 de outubro. Se estás à procura de uma oportunidade de que é que estás à espera para ires procurá-la e pores-te a jeito como candidato(a) porque para a sorte nos bater à porta, temos de estar perto para ouvi-la tocar.

A mostra prentende  fomentar a empregabilidade na Península de Setúbal, através da promoção do encontro entre empresas, candidatos e empreendedorismo.

Onde e quando te podes por a jeito?

Centenas de ofertas de emprego na região esperam pelos melhores candidatos ao longo dos dias 20 e 21 de outubro, entre as 15h e as 20h, na Praça Bombordo do centro comercial Alegro Setúbal.

Paralelamente, ocorre um programa especialmente dedicado e dirigido a empresas de todos os setores económicos, gestores e empreendedores da região, para dar a conhecer as vantagens e oportunidades de apoio existentes em áreas como a Inovação e Desenvolvimento, contratação e empregabilidade, no dia 20:

Programa 20 de setembro*

17h00 | “Empreendedorismo na Península de Setúbal: Porquê”, pela Incubadora de Ideias de Negócio do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) – Sandra Pinto

 

17h30 | “Da ideia à empresa, na primeira pessoa”, com a participação dos empreendedores:

António Mendes – Ilegal

Carla Ventura – MagicBit

Filipe Delgado – Ecorbis

Pedro Dias – Pedro Dias, Uma Vida um projeto

18h00 | “IEFP – Um parceiro para o seu negócio”, pelo IEFP – José Luís e Luísa Oliveira

18h30 | “Oportunidades” Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal, com Sandra Duarte

O bom disto tudo é que a participação é gratuita, por isso põe-te a caminho que as atividades decorrem na Experience Box do Alegro Setúbal.

Nós aqui temos Mostra de emprego.
Nós aqui temos isto.

Texto: Marlene Gaspar

Parque Infantil Seixal

O SEIXAL JÁ TEM UM NOVO PARQUE INFANTIL!

brincamos a isto 1

Diz que o espaço está renovado e se há coisa que eu aprecio é espaços para a brincadeira – e um novo parque infantil é algo que é sempre digno de aplauso. Como nos conta a Helena Gonçalves Rocha as crianças precisam de espaço (e tempo) para brincar e nós, pais, educadores e formadores precisamos de espaços para eles brincarem. Nós aqui temos mais um. E tu, qual recomendas?

Nós aqui temos Parque Infantil.
Nós aqui temos isto.

Texto: Marlene Gaspar
Foto: Jorge Trindade in FB Seixal

HELENA GONÇALVES ROCHA

JÁ POSSO IR BRINCAR? E OS TRABALHOS DE CASA, JÁ ESTÃO FEITOS? Por Helena Gonçalves Rocha

Helena

Este é o excerto de um diálogo ouvido quotidianamente em muitas casas portuguesas. Por esta altura, e porque já decorreu um mês de aulas, os miúdos começam a perceber que isto é mesmo a sério.

O assunto dos trabalhos escolares levados para casa é um tema que me inquieta há décadas, mais ainda quando os meus filhos ingressaram no 1º ciclo e o confronto com a execução destes TPC passaram a ser uma dura realidade.

Dir-vos-ei que sou uma ferverosa defensora dos trabalhos de casa, sim, aqueles trabalhos que envolvem os diversos elementos da família e que possibilitam trabalhar as competências funcionais do quotidiano, demonstrando que aquilo que se aprende na escola é efetivamente útil no nosso dia-a-dia.

Eu sei que este é um tema bastante polémico e garanto-vos que ao longo do percurso escolar dos meus filhos fui tentando defender o seu direito de brincar e o meu direito de equilibrar a dinâmica familiar do final do dia. Posso dizer-vos que valeu a pena, que fui ouvida em alguns dos meus argumentos, e que progressivamente os trabalhos para casa foram instituídos ao final da semana. Como tal, valerá sempre a pena manifestar as nossas preocupações e argumentos em defesa do direito de brincar, sim, porque infelizmente, e cada vez mais, o tempo de Brincar fica esquecido.

Gostava no entanto, de vos deixar algumas ideias sobre o tema trabalhos de casa, para que possamos estar mais dotados de argumentos e lutarmos contra as ideias feitas ( basta da conversa:  é porque na escola dele é assim…) , pois acredito que em conjunto pais, educadores, professores, poderemos fazer diferente e com toda a certeza Melhor.

As crianças passam demasiado tempo na escola, para terem ainda de trazer o trabalho da escola para dentro de casa. Há crianças que saem de casa às 7h30m da manhã e só voltam 12h depois. Passam mais tempo na escola do que os pais nos seus trabalhos.

Claro que queremos acompanhar as suas aprendizagens, mas mais do mesmo é que não. Mesa, cadeira e fichas já têm suficiente. Em casa existem outras formas interessantes de desenvolver o que se aprendeu, cozinhando, fazendo listas de compras, caçando letras pela casa, pondo a mesa e contando talheres, enfim, haja imaginação.

O regresso a casa deve ser o regresso ao tempo em família, ao mimo, à brincadeira, ao não fazer nada, aproveitar o seu quarto, os seus brinquedos. Ora se quando chegamos a casa exaustos, com tudo o que ainda há para fazer, temos de pacientemente (se é coisa que não existe ao final do dia é paciência) sentar na secretária e insistir para que façam mais uma cópia, aperfeiçoem a letra…tem tudo para não correr bem. Até porque, depois dos Trabalhos de casa, ainda há os “trabalhos da casa”, arranjar tudo para o dia seguinte, roupas, lanches e afins.

HELENA GONÇALVES ROCHA

Não está provada qualquer correlação entre a realização dos trabalhos de casa e o sucesso escolar. Existem diversos estudos que comprovam que maior número de TPC realizados não correspondem a um maior êxito escolar.

O melhor motor para a aprendizagem é a curiosidade.  É sabido que é a curiosidade que despoleta o movimento, a criança move-se porque tem curiosidade de conhecer, de descobrir, de explorar. Mais tarde, à medida que vai adquirindo conhecimento a criança tem necessidade de pôr em prática esse conhecimento e correlacionar conceitos e para isso o que precisamos? De tempo, tempo livre, tempo de descoberta, tempo de ócio, para que novas coisas possam surgir. Depois de um dia intenso de escola, o tempo de “não fazer nada, não fazer mesmo nada” deve ser encarado como um tempo sagrado pela importância que assume no desenvolvimento infantil, quer ao nível cognitivo, quer emocional.

É essencial Brincar. Muito, mesmo muito. Todos os dias. Porque será que assim que ficamos preocupados com os resultados escolares o que salta logo é o brincar?  Será suficiente o intervalo da manhã e da hora de almoço? Claro que não .

Uma boa brincadeira é o maior motor de aprendizagem, da leitura, da escrita, das competências sociais.

Pais, mães, não nos acomodemos. É nossa responsabilidade ajudar os miúdos a crescerem, mantendo acesa a motivação e curiosidade sobre o Mundo, a vontade de aprender.

Desaceleremos um pouco… temos mesmo de garantir mais tempo de brincadeira às nossas crianças, para que possam crescer de forma harmoniosa. Porque Brincar é o que se faz quando se é Criança, não é Trabalhar…

Helena Gonçalves Rocha

Nós aqui educamos para isto.
Nós aqui temos isto!

Contactos
helenagoncalvesrocha@gmail.com
Miúdos e Graúdos, Clínica Médica
Av. Pinhal da Aroeira, Lt 562
Aroeira Shopping area Lj 18
Herdade da Aroeira
2820-566 Charneca da Caparica
TEL.: 212 977 481

1420840749_facebook-512

Fotografias: D.R.

BrnficaCorporateClub

BENFICA TRAZ ESTRELAS PARA BRILHAR NO SEIXAL. #seixalando6

corremos

O centro de estágio do Seixal foi palco de mais uma edição do evento ‘Corporate Club’ que não fez a festa por menos e abrilhantou com convidados de excelência. Sim, não é só a Madonna que brilha no Seixal! Por aqui a vizinhança aqui na margem sul é boa – temos, só assim, para enumerar alguns – o Jonas Pistolas (que temos de ver se passa a disparar mais certeira), o Luisão, o Salvio e outros que não sendo de cá se juntaram à festa como o (Manuel) Rui Costa e a Mariza dos Amor Electro que actuou e ainda deu uns toques na bola, e alguns jogadores do plantel principal, como Pizzi, André Almeida, Jonas e Luisão. (Fotos: SL Benfica)

SLB
BenficaSeixal

Nós aqui temos o Centro de Estágio.
Nós aqui temos isto.

Texto: Marlene Gaspar

Catarina Laborinho, Leonor Alcácer & Telma Pedreira

WORKSHOP PARA PEQUENOS E GRAÚDOS 

gostamos 1

No próximo dia 17 pelas 17h a “nossa” querida professora dos Batanetes vai falar para os pequenos e graúdos. A apresentação deste seu novo projeto vai decorrer no Colégio do Vale aqui na nossa margem sul.
Numa conversa muito, muito informal, onde até de agricultura falámos, e com os pés na areia, a Leonor Alcácer e a Telma Pedreira apresentaram-nos o “Atelier de iniciação á expressão teatral”. O principal objectivo é promover e desenvolver competências comunicativas e criativas dos que queiram participar, pais, filhos, tios e avós.

Catarina Laborinho, Leonor Alcácer & Telma Pedreira com o pé na areia.

Catarina Laborinho, Leonor Alcácer & Telma Pedreira com o pé na areia.

Já se imaginou no papel da Florinda e viver a noite mágica no jardim maravilhoso com o Rapaz de Bronze*?

Pois é, a ideia é mesmos essa, fazer uma abordagem a textos e autores dos programas curriculares com base na representação teatral, bem como a apresentação de um exercício aberto ao público.
Este workshop destina-se a todos aqueles que prendem dar os primeiros passos na representação. Trata-se de um processo de caráter lúdico e descontraído. Fiquem descansados porque a Leonor não vai nota ao workshop, tal como fazia nos batanetes

O principal objetivo e desenvolver as capacidades nos domínios do corpo e da voz, através da expressão corporal e da improvisação, bem como levar os mais pequenos a desenvolverem a imaginação, a criatividade, a concentração, e o mais importante, a autoconfiança.

Se tens mais de 10 anos trás os graúdos e vem fazer o workshop.
Quanto a si, que sempre teve curiosidade em “viver” o papel do Adamastor, na poética obra Os Lusíadas, aproveite e venha dai. Irá decorrer igualmente um workshop para os graúdos.

* O Rapaz de Bronze, de Sophia de Mello Breyner Andresen – Livro nomeado para o 2.º ciclo.

Texto: Catarina Laborinho
Fotografia: LSBblog

SeixalJazz

NOITES DE JAZZ NA MUNDET FACTORY. #seixalando5. Outubro

ouvimos

Que na Mundet Factory se come e bebe bem, já sabíamos. Que na Mundet Factory se faz festas à grande já sabíamos. Que a Mundet Factory tem um espaço é único e acolhedor, já sabíamos. Que a Mundet Factory tem uma vista de cortar a respiração, já sabíamos. Agora, que a Mundet Factory vai ser o palco 6 concertos se Jazz este mês, eu ainda não sabia. Mas agora sei, e vou contar ao mundo.

São 6 noites de jazz com formações nacionais que trazem à margem sul espírito de clube de jazz e completa o programa do SeixalJazz.

E como cabeças de cartaz temos: Ricardo Toscano Trio (19, 20 e 21 de outubro), Volúpia das Cinzas (26 de outubro) e The Rite of Trio (27 e 28 de outubro).  Os concertos estão marcados para as 23 horas e são de entrada livre.

Mais informações em aqui.

Nós aqui temos Concertos de Jazz na Mundet Factory.
Nós aqui temos isto.

Texto: Marlene Gaspar
Fonte e foto: CM Seixal