Hospital Seixal

GOVERNO APROVOU A CONSTRUÇÃO DO #HOSPITAL DO SEIXAL

aplaudimos 1

O presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, afiançou aos jornalistas no final da reunião com o ministro da saúde, Adalberto Campos Fernandes, que foi dada luz verde para a construção do hospital do Seixal. Esta é uma excelente notícia para o município do Seixal.

Estimando que o hospital estará construído em 2019/2020, Joaquim Santos referiu que irá custar cerca de 60 milhões de euros. O hospital será de pequena dimensão – terá 72 camas. O valor da obra não vai recair sobre o erário público, pois a população do Seixal, paga ao Estado, “só em IRS”, 120 milhões de euros por ano, por isso também vai ter o meu contributo.

O autarca referiu ainda que faltam na península de Setúbal 1.300 camas hospitalares e cerca de 715 médicos relativamente à média nacional. Nesta reunião também estiveram os presidentes das câmaras de Sesimbra e de Almada, pois os três municípios comprometeram-se a trabalhar numa solução para ajudar a aliviar a lotação excessiva que tem o hospital Garcia de Orta, em Almada.

A unidade está projetada para ser um equipamento de proximidade, vocacionada para os cuidados em ambulatório, com serviço de urgência a funcionar 24 horas, 72 camas, 23 especialidades e unidades de apoio domiciliário e de medicina física e de reabilitação.

Nós aqui vamos ter o Hospital do Seixal.
Nós aqui vamos ter isto.

Fonte: O Observador

margemsul

E VÃO QUATRO. PARABÉNS LISBON SOUTH BAY BLOG. Por Marlene Gaspar

parabenizamos ISTO desporto 1

4 aninhos. Qua-tro a-nos. Ah, pois é. Parece que foi ontem, mas o Lisbon South Bay blog lançou-se com toda a pompa e circunstância no Hotel Evidência em Belverde, where else?

4 anos de histórias, sugestões, partilhas do que acontece por aqui, nesta margem banhada por um oceano de coisas boas, mesmo boas. São muitas dignas de registo e como sabem que sou pouco imparcial, elejo o meu local favorito – a praia. Ah, como sou feliz na praia, nestas praias, que se as ondas falassem ou o areal falassem, tinham tanto para contar…

Mas há mais, há muito mais para destacar, mas hoje, só quero agradecer – obrigada, obrigada, obrigada margem sul, por me conquistares e me tornares rendida aos teus encantos.

Nós aqui celebramos 4 anos.

BazarSeixal

BAZAR SUSTENTÁVEL NO SEIXAL. 24 novembro. Por Marlene Gaspar

gostamos
Bazar Sustentável pretende consciencializar para as várias vertentes da sustentabilidade propondo soluções que podemos usar no nosso dia-a-dia por cada um de nós.
A 3ª Edição do Bazar Sustentável é já no domingo, dia 24 de Novembro, das 10 às 19h mostrará que um estilo de vida sustentável está ao alcance de todos.
Bazarsustentavel
No Mercado Sustentável vais poder adquirir produtos que promovem um estilo de vida com zero desperdício ou com baixo impacto, produtos biológicos e produtos artesanais locais. Também vão haver diversas actividades para miúdos e graúdos ao longo do dia como as Palestras, Workshops e Showcooking , o Swap Market onde poderás trocar roupa ou livros que já não usas, o concerto para toda a família e oficinas para crianças.
Sabe mais em
Nós aqui temos os bazar sustentável.
fertagus_bancos

PARE, LEVANTE A CABEÇA E OLHE EM REDOR. Por Catarina Laborinho

agradecemos isto 1

Pare, levante a cabeça e olhe em redor!!!
Não, não é o slogan para nenhuma campanha de sensibilização da Fertagus, mas bem que podia ser. Se há coisa que me irrita nesta vida é o “abarbatananço”* de algo, ou alguma coisa que não nos é devida.

Todos nós, conhecemos a linguagem pictórica, a ISOTYPE International System of Typographic Picture Education, e de uma forma direta ou indiretamente somos constantemente bombardeados com estes pictogramas, mas, temos que saber olhar, ver e acima de tudo respeitar.

(Estou mesmo irritada a sério!)

Entrar no comboio e ver: lugar para grávidas ocupado por homens, lugar de idosos ocupado por miúdos que estão ao telefone a contar o quão divertida foi a noite, tropeçar nas escadas porque alguém, apenas porque sim, se mantém sentado aquando a chegada a uma estação, onde sou obrigada, no meio de mil pedidos de desculpa e licença, passar aos pulinhos para não incomodar… a sério?! A mim parece-me apenas muito estúpido!!!

E até quando?! Até quando deixamos de ocupar um lugar que não nos pertence?! Mesmo que o possamos fazer, “bora lá” levantar a cabeça e olhar em redor?!

Sabemos que há menos lugares, é verdade. Sabemos igualmente que os comboios estão mais cheios, também é verdade. Mas acima de tudo, e porque somos um país civilizado temos que saber olhar em redor e perceber que mesmo cansados pode haver alguém a precisar ainda mais daquele lugar, do que eu.

A sério, na próxima vez que andar de Fertagus, PARE, LEVANTE A CABEÇA E OLHE EM REDOR.
*Abarbatananço não quer dizer nada, em português correto, mas para mim, e em modo de gíria, é a apropriação indevida de algo!! E é “isto” com que ultimamente me tenho deparado nos comboios da Fertagus.

Nós aqui agradecemos!

Texto: Catarina Laborinho

CaminhadaCancro

CAMINHADA SOLIDÁRIA CONTRA O CANCRO DA MAMA NO SEIXAL. 13 outubro. Por Marlene Gaspar

APOIAMOS 1

É já no próximo domingo que se realiza a Caminhada Solidária Contra o Cancro no Seixal. É um evento a não perderes, porque à medida que vais trabalhando o corpinho estás a apoiar esta causa.

Não arranjes desculpas e põe o corpito a mexer que ele bem precisa (sim, não te iludas) e a Liga contra o cancro também.

A partida é às 9:30h na Companhia de Laníficios da Arrentela, passará pela Avenida da República e Praça 1º de Maio.

Se te inscreveres antes são só 6 lacinhos, se for no próprio dia (e não seja por isso que não vais) são 10 lacinhos (inclui t-shirt, saco-mochila, água e snack).

Podes saber mais em delegacaoseixal@ligacontraocancro.pt, telm. 910 492 657.

caminhadasolidario

Se alguma empresa também quiser apoiar/patrocinar a causa, é muito bem-vinda.

Nós aqui temos a caminhada do Seixal.

FeriasVerao

AS MINHAS FÉRIAS DE VERÃO. Por Victória Gaspar Tomás

gostamos

back to school, regresso ao trabalho, à vida do dia-a-dia ou como lhe quiserem chamar já está em velocidade cruzeiro e há uns mais felizes com isso do que outros. Cá em casa temos uma verdadeira fã de escola, e já estava a contar ansiosamente para o seu início.

Ainda antes do habitual pedido da professora para escreverem como foram as férias, o texto já estava feito, e Victória pediu-me para o partilhar aqui. Ora como temos algum tempo passado aqui na nossa margem, a Victória conta-vos tudo, na primeira pessoa. Até porque eu ainda não estou preparada para assumir este regresso. Não, não estou em fase de negação, mas ainda não estou na da admiração.

– Vi, o palco agora é teu! – diz esta mãe orgulhosa do seu rebento.

AS MINHAS FÉRIAS DE VERÃO

Nas minhas férias estive aqui na margem sul, no Algarve, em Vilamoura e também estive em Vila de Rei, na Fundada.

No Algarve voltei a ver os Nadadores Salvadores: a Andreia, o Gonçalo, o João, o Marcelo, o Miguel e o Chefe: o Sr. António. Fui almoçar a um restaurante chamado ALXAMA, lá eles serviam a carne no espeto. Também fui a uma exposição de animais (Photo Ark) na marina de Vilamoura e vi fotografias de todos os animais.

Em Vila de Rei fui ao Rio Zêzere, nas Fernandaires, nas piscinas eu aprendi a fazer um mortal para a água, mas às vezes dou chapa! O meu primo Rui também me convidou para andar no barco dele e estive a dar muitos mergulhos no meio do rio. Também fui à festa da Fundada (em honra da Santa Margarida) atuaram lá a Vila de’l Rei Tuna, ED+, Concertinas da Sertã, Remix, banda T, com a minha família toda.

Fui ao Sol da Caparica, lá fui aos insufláveis, fiz pinturas faciais, tirei uma fotografias, recebi uma garrafa e uma bola e assisti a um concerto.

Também vou-vos contar uma coisa que fiz nas férias. Fui a uma colónia de férias na praia de São João, numa piscina e no Fun Parque sem me convidarem!

O meu primo Lucas também foi para a colónia e foi o máximo!

ferias de verao

E sabem o que eu fiz? Fiz isto:

2ªf: carregar uma pessoa inconsciente e mota de água

3ªf: bodybord, surf e suporte básico de vida (SBV)

4ªf: salvamentos nas piscinas

5ªf: Polícia Marítima (P.M.) e arborismo

6ªf: Mota de água e SIC que foi lá fazer uma reportagem

Eu adorei e quero voltar para o ano!!!

E se vocês também fossem teriam gostado de ir?

Nós aqui gostámos das férias.
Nós aqui tivemos isto.

Texto: Victória Gaspar Tomás, 8 anos (texto introdutório Marlene Gaspar)

TST

TST LANÇA CIRCUITO URBANO NO PINHAL NOVO. Partilhado por Catarina Laborinho

gostamos

A TST – Transportes Sul do Tejo e a Câmara Municipal de Palmela lançaram o circuito urbano do Pinhal Novo – Carreira 449, que vai permitir uma melhor mobilidade aos habitantes desta freguesia do Concelho de Palmela.

O novo circuito entrou em vigor a 16 de setembro e será de utilização gratuita até 31 de outubro. Desta forma, os passageiros terão um período de adaptação que lhes possibilitará carregar ou adquirir os seus Passes Navegante, sem que haja qualquer perturbação nas suas viagens durante esta fase de mudança.

O lançamento desta carreira resulta de um projeto conjunto da TST e da Câmara Municipal de Palmela que visa promover a utilização do transporte público e a mobilidade no Pinhal Novo. José Pires da Fonseca, Presidente do Grupo Arriva, afirma que ‘a melhoria da mobilidade das populações é a maior prioridade para a TST. Para isso, é fundamental estarmos coordenados e em contacto constante com os municípios, para que possamos conhecer as diferentes necessidades das freguesias e servi-los eficazmente.’

Consulte o horário e o percurso da carreira ‘449 – Pinhal Novo’ aqui.

Nós aqui gostamos disto

Partilhado por: Catarina Laborinho | Fonte Oficial: M Public Relations | Fotos: D.R.

fertagus

ANO NOVO VIDA NOVA E COM HORÁRIOS NOVOS. Por Catarina Laborinho

gostamos

O ano lectivo está à porta, por aqui estamos, mais uma vez, a começar mais uma nova etapa escolar. A minha mais nova vai para o 1º ano e lá em casa está tudo num excitex, já a mais velha não está nem aí, é mais um e cada vez mais difícil, não fosse ela querer logo daqueles cursos que andam a rondar a média de 19… a lenga-lenga é sempre a mesma, “tens que estudar”, “olha as notas”, “não deixes tudo para o último dia” puff.

Mas nesta rentree chegam-nos igualmente os novos horários que nos obrigam a reajustar tudo ao milésimo de segundo, a boa nova é que a ajudar a isto a Fertagus vai disponibilizar novos horários já para a semana.

Dia 16 de setembro entra em vigor um novo horário cujas principais alterações são uma reafectação e aumento dos comboios duplos (19 novos comboios duplos), extensão de 6 horários até Setúbal e um novo horário para Setúbal. Conheça as mudanças aqui.

A mudança começou a fazer-se sentir com o surgimento do novo passe Navegante, onde se verificou um crescimento de cerca de 20% na procura, que levou a Fertagus a reajustar toda a sua estrutura contratando mais pessoal – Operadores comerciais e Maquinistas para fazer face ao novo horário. Sempre em cima!!

FERTAGUS

Estes novos horários vêm ao encontro das necessidades dos passageiros, e com esta nova estratégia a Fertagus vem dar voz aos inúmeros pedidos por parte de quem escolheu o comboio da ponte para fazer a sua travessia diária.

As alterações aos novos horários já é pública e pode ser vista aqui.

Nós aqui gostamos disto

Texto: Catarina Laborinho | Fotos: Arquivo/global Imagens

Helena Gonçalves Rocha

COMO O BRINCAR PREPARA O SEU FILHO PARA O SUCESSO por Helena Gonçalves Rocha

Helena

Por todo o lado vamos sentindo a pressão de estarmos a preparar devidamente os nossos filhos. Quer seja ao nível académico, desportivo ou musical, a sociedade reclama que cada vez os “preparemos” mais cedo, mais precocemente. As aulas de inglês, as aulas de música e outras aulas de aprendizagens estruturadas são comuns e mesmo, expectáveis. Facilmente ouvimos: “quero dar-lhe a melhor preparação, o mais cedo possível”

Mas, preparação para quê?
As crianças precisam de tempo para desenvolverem o seu corpo, correrem livremente e se envolverem em situações de “brincadeira profunda” ( se é que este termo existe, mas com certeza que todos recordamos momentos em que nos esquecemos de tudo, de comer, de ir à casa de banho, de tão envolvidos que estávamos na brincadeira).

Recentes investigações revelam que existem maiores benefícios em deixar a criança ser criança, brincar e ter tempo livre sem orientação.

“O jogo e a brincadeira promovem e desenvolvem as habilidades cognitivas como a linguagem, a leitura, a matemática, assim como as competências sociais e a regulação emocional”

Muitas das atividades  que o seu filho desenvolve irão traduzir-se em competências  essenciais na sua vida mais tarde.

Aqui ficam alguns exemplos…

TABELA

Ter e manter um corpo saudável será outro dos benefícios do Brincar. A obesidade infantil e a inatividade infantil estão a atingir números assustadores. Esta semana fiquei escandalizada quando vi dois pequenos jogadores de matraquilhos a jogarem sentados numa cadeira…O jogo permite desenvolver corpos fortes com vigor e coordenação.  As competências de motricidade global e fina têm de ser desenvolvidas de modo a preparar o cérebro   para as aprendizagens intelectuais. Existe uma relação direta entre o movimento e as competências cognitivas específicas.

Helena Gonçalves Rocha

A falta de brincadeiras no exterior desconecta as crianças da sua relação natural com a Natureza, com os animais e com o seu cuidado com o planeta Terra. Quando lhes é dada a oportunidade de brincar lá fora, explorar livremente a natureza, acabam por estabelecer estas conexões e aprender através da experiência.

“Porque é que o brincar conduz ao sucesso académico? O brincar promove a auto-regulação. A auto-regulação é a capacidade de controlar o seu comportamento, emoções e pensamento. E isso é fundamental para a aprendizagem em todas as áreas.”

O trabalho das crianças é brincar durante estes primeiros anos.

Mais tarde haverá muito tempo para se dedicar às letras, aos números, privilegiando o Brincar nestes primeiros anos, estará sem dúvida alguma, a dar a melhor preparação para a vida.

Aproveite e brinque também com o seu filho, vai ver que vai gostar!

Contactos
TEL.: 212 977 481

1420840749_facebook-512

Fotografias: D.R.

Nós aqui educamos para isto.

Fertagus

1000 VOLTAS À TERRA. PARABÉNS FERTAGUS! Por Catarina Laborinho

parabenizamos ISTO desporto 1

Parabéns Fertagus
Parece que foi ontem, mas não, foi há exatamente 20 anos que a Fertagus começou a tão mítica travessia da 25 de Abril.

Decorria o dia 29 de Julho de 1999, quando a Fertagus arrancou com o transporte de passageiros até à Margem Norte e dentro da mesma margem. Há 20 anos atrás também fui passageira, até aos dias de hoje onde faço parte dos 390 milhões passageiros que regularmente utilizam este transporte. Ajudaram igualmente a retirar 62 milhões de automóveis da ponte, evitando a emissão de 780 mil toneladas de CO² nestes últimos 20 anos.

Todos os dias a Fertagus transporta 83 mil passageiros que escolhem o comboio da ponte para fazerem a travessia. E é assim há 20 anos, já com cerca de 40 milhões de quilómetros percorridos, o equivalente a 1000 voltas à Terra.

Nas últimas duas décadas, a Fertagus, conseguiu unir 6 municípios até à capital, ajudou a mudar o perfil de mobilidade dos passageiros que atravessam a ponte, nomeadamente dos clientes que deixam os seus veículos nos mais de 6.200 lugares dos Parques Fertagus, que estão atualmente com uma taxa média de ocupação de 70% – ao longo de 20 anos, deram entradas nos parques da Fertagus e 18 milhões de viaturas.

“A Fertagus, ao longo destes 20 anos, tem investido sempre num serviço de qualidade. Ao longo de 20 anos não existiu nenhum mês em que a Fertagus não tenha cumprido as exigentes metas de pontualidade e regularidade de serviço.”, afirmou a administradora-delegada da Fertagus, Cristina Dourado.

A Fertagus, foi a primeira empresa em Portugal que teve maquinistas do sexo feminino, atualmente têm cerca de 168 colaboradores (idade média de 44 anos) com média de 16 anos de antiguidade onde metade está desde o início da empresa em 1999.

Muitos Parabéns Fertagus
Nós aqui parabenizamos a Fertagus

Texto & Fotos: Catarina Laborinho

Festas Corroios

FESTAS DE CORROIOS ESTÃO QUASE AÍ. Por Marlene Gaspar

gostamos

Ninguém pára o Benfica, nem as festas de verão (piada fácil e que espero poder continuar a usar, mas na dúvida, gasta-se já este crédito!). As badaladas e famosas festas de Corroios já entraram em contagem decrescente e cá estou eu para vos anunciar quem vem animar o pedaço, para além de todos vocês que vão lá dar também o ar da vossa graça.

Eu sou fã de festivais, como já vos contei aqui, como sou muito fã de um bom bailarico. Daqueles que tem tudo a que se tem direito – música, comes e bebes (muito importante), animação, noites de verão. Eu sou assim, gosto de rua, de festa.

As Festas Populares de Corroios decorrem, de 23 de agosto a 1 de setembro, no Parque Urbano da Quinta da Marialva. É uma semana para “rebentar famílias” (no bom sentido da coisa) e há música para todos os gosto. Vamos ter o Berg, o Bonga, o António Zambujo, a Ana Bacalhau, a Ana Moura e o Pedro Abrunhosa. Mas há mais. Há muito mais e como eu não quero que vos falte nada, deixo-vos aqui o programa.

Programa

23 de agosto, sexta-feira

Duo Musical Ritmos

Companhia XPTO
Grupo de Concertinas Primeira Forma (Grupo Desportivo e Cultural  Águias de Vale de Milhaços)

22 horas
Bizarra Locomotiva + O Incrível Homem Bomba (vencedores do XXIV Festival de Música Moderna Corroios 2019)

São muitos os nomes grandes da música nacional que vão passar pelo palco Carlos Paredes, mas a programação inclui ainda várias atuações, espetáculos de folclore e bailes nos palcos secundários, por onde vão também passar grupos do movimento associativo popular da freguesia.

24 de agosto, sábado

Duo Musical Ludgero
Palco Arraial

Escola de Instrumentos (Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho)

XXXV Festival de Folclore de Corroios

25 de agosto, domingo

Duo Musical Toy e Victor
Palco Arraial

Sahara Dance (Estúdio de Dança)

Estrada de Santiago

28 de agosto, quarta-feira

Trio Musical Maravilha
Palco Arraial

Grupo Coral e Instrumental Os Sempre Jovens (Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Corroios)
Grupo Coral e Instrumental Cantar É Viver (Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Miratejo)
Grupo de Cavaquinhos Os Rouxinóis (Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Corroios)

Bonga

29 de agosto, quinta-feira

Trio Musical Replay
Palco Arraial

Dance Conviction (Escola de Dança)

António Zambujo

30 de agosto, sexta-feira

Duo Musical H.C. Som
Palco Arraial

Classe Talentos sem Fronteiras, Cheerleaders e Classe de Manutenção (Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho)

Ana Bacalhau

31 de agosto, sábado

Trio Musical Sons Infinitos
Palco Arraial

Danças de Salão, Danças Orientais e Hip-Hop (Clube Recreativo e Desportivo de Miratejo)

Ana Moura
Dia do Título de Solidariedade: 5 euros

1 de setembro, domingo

Cátia Sofia
Palco Arraial

Cavaquinhos, Bandolins e Concertinas (Casa do Povo de Corroios)

Pedro Abrunhosa

Palco Carlos Paredes24 horas
Espetáculo piromusical

E é isto, gente da minha terra. É esperar para ver, mas tenho para mim, que vamos ser muitos.

Nós aqui temos as festas de Corroios.