PAI E FILHO

BRINCADEIRAS DE PAI.

Helena

Sendo que me considero uma Mãe que sempre brincou muito à Pai e, uma vez que no sábado celebramos mais um Dia do Pai, pareceu-me oportuno escrever um pouco sobre a real importância das Brincadeiras de Pai.

Na minha memória guardo com ternura a ansiedade com que esperava que o Meu Pai chegasse a casa para que nos estendêssemos os dois no chão a jogar berlindes, driblando a esquina do corredor ou o móvel da sala e como era transportada na suas cavalitas, saltitando cheia de emoção. Ai que saudades!… E como eu gostava de ser transportada em cima dos seus pés, devagar, depressa, dançando…E por último, mas não menos importante, as futeboladas no pinhal. Esta última brincadeira, deixei-a como herança à minha filha, que acredito ser das brincadeiras preferidas que faz com o Seu Pai.

As brincadeiras brutas, mais físicas ou mais loucas são tipicamente conotadas como Brincadeiras de Pai. Estes tipos de brincadeiras são essenciais para um desenvolvimento harmonioso das crianças.

Andar às cavalitas, ser atirado ao ar, brincar no chão, girar e andar à roda preso pelas mãos, de certo detêm memórias deste tipo de brincadeiras. As brincadeiras com o risco controlado, que desafiam a gravidade, fazendo funcionar todo o sistema relacionado com o equilíbrio, faz com que muitas vezes peça aos pais que ousem arriscar com os seus filhos, que não se inibam de os fazer girar e que brinquem muito no chão.

PAI E FILHO

As brincadeiras de chão são essenciais para que as crianças desenvolvam a sua segurança no espaço, um melhor conhecimento do seu corpo e desenvolvam também a proximidade com o outro.

Por outro lado, as brincadeiras mais físicas, de toque, de luta, são deixadas muitas vezes só para os Meninos. As Meninas também precisam, apreciam e derretem-se nos braços dos Seus Pais. Mães, por favor, não tenham medo, eles não caem, os gritos são de alegria, excitação , medo e confiança em quem as segura.

Assim se cresce, assim se constroem memórias inesquecíveis!

Um Bom Dia do Pai e vamos lá construir Memórias!
Helena Gonçalves Rocha

Nós aqui educamos para isto.
Nós aqui temos isto!

Contactos
helenagoncalvesrocha@gmail.com
Miúdos e Graúdos, Clínica Médica
Av. Pinhal da Aroeira, Lt 562
Aroeira Shopping area Lj 18
Herdade da Aroeira
2820-566 Charneca da Caparica
TEL.: 212 977 481

1420840749_facebook-512

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *