CarnavalSesimbraLSBb

O CARNAVAL DE SESIMBRA É LINDO.

aplaudimos

O sol chegou e o Carnaval de Sesimbra também. É provavelmente o Carnaval mais emblemático da margem sul e uma das festas mais bonitas de Portugal. E, por isso já estão preparados os desfiles das escolas, bailes de mascarados, concursos de fantasias, as tradicionais Cegadas, as Cavalhadas de Alfarim, o Desfile Trapalhão, na Quinta do Conde, e o popular cortejo de Palhaços, considerado um dos maiores do mundo.

Os aguardados desfiles das seis escolas de samba e dos dois grupos de axé, que acontecem nas tardes de domingo e terça-feira já estão a postos para desfilar à beira-mar. São mais de  1300 desfilantes e milhares de espectadores ao longo de cerca de um quilómetro. Sim, porque esta festa é preparada com grande antecedência. São meses antes de tempo livre a ensaiar coreografias, passos de dança, vozes e instrumentos e a ultimar fantasias e carros alegóricos.

O cortejo dos palhaços 

A vila de Sesimbra passou a ser conhecida por acolher o maior desfile de palhaços do mundo, que junta todos os anos perto de  quatro mil mascarados de todas as idades.
O Cortejo de Fantasias de Palhaço começou por ser uma brincadeira de um grupo de amigos, em 1999 e logo ganhou fama, tornou-se conhecido a nível nacional e juntou centenas de pessoas fantasiadas de palhaço. Em equipa vencedora não se mexe e foi reunindo cada vez mais mascarados, até se tornar num dos destaques do Carnaval de Sesimbra.Contam-se também com um conjunto de gerigonças, como barcos com rodas, naves espaciais, triciclos com asas, que dão um outro colorido a um festejo com muitas surpresas.
E se quiser participar no desfile basta aparecer, devidamente trajado. Ah pois é. Afinal há coisas que não precisa preparar com tanta antecedência.
Marca na agenda, dia 27 de Fevereiro, segunda, a partir das 15 horas, na vila de Sesimbra (Praça da Califórnia, Avenida 25 de Abril, Rua da Fortaleza e Largo da Marinha).

 
As cegadas 
Sesimbra é um dos poucos locais do país que ainda mantém viva a tradição das Cegadas. O costume da zona rural, com mais de cem anos, está de volta durante o Carnaval às freguesias do Castelo e de Santiago.

O grupo de cegantes de Alfarim é constituído exclusivamente por homens. Apresentam versos ao estilo das antigas canções de escárnio e maldizer, que serão momentos imperdíveis.
As Cegadas passam por Sesimbra, Lagoa de Albufeira, Azoia, Meco, Zambujal, Aiana de Cima, Caixas e Alfarim de 25 a 28 de Fevereiro, a
No dia 4 de Março, sábado, fazem a última apresentação do Carnaval no Cineteatro Municipal, às 21h30 horas, repetindo o êxito conseguido nos últimos anos.

Carnaval só no feminino 
Mas, se temos o grupo anterior exclusivamente composto por homens, o mulherio não se deixa ficar para trás. O grupo feminino de afro-axê Tripa Mijona, desfila na tarde de sábado, que surgiu porque não podiam fazer parte do grupo Tripa Cagueira porque é constituído por e para homens. Elas não se ficaram e por isso é iremos botar o olho n’elas. Calma, porque não estamos aqui a atiçar rivalidade, até porque a distinção é considerada saudável por ambos os grupos e na sede que partilham é notória a união, comunicação e relação entre eles e elas. O objetivo é o mesmo – que o Carnaval de Sesimbra seja mais bonito.
O desfile do Grupo Feminino de Afro-axé Tripa Mijona saí à rua no sábado, dia 25, às 16 horas, e vai percorrer a Avenida 25 de Abril, Rua da Fortaleza e Avenida dos Náufragos, na vila de Sesimbra.
O programa das Festas está todinho aqui para que não te escape nada.
CarnavalSesimbra
CarnavalSesimbra2
É Carnaval ninguém leva a mal.
Nós aqui temos o Carnaval de Sesimbra.
Nós aqui temos isto.
Texto: Marlene Gaspar
Imagem: wikipedia
0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *