HELENA GONÇALVES ROCHA

COMO AJUDAR AS CRIANÇAS A PENSAR . Por Helena Gonçalves Rocha

Helena

Crianças que pensam são crianças que crescem.

Ao longo dos últimos tempos tenho vindo a aperceber-me que os adultos andam a facilitar muita a vida às suas crianças, não lhes permitindo muitas vezes pensar. Ou seja, não lhes dando tempo para que elaborem as suas próprias respostas, que recorram à sua natural criatividade e curiosidade e assumindo desde logo que elas não sabem e que cabe ao adulto dar-lhe essa mesma resposta.

Cabe aos adultos a importante tarefa de aguçar a curiosidade das crianças pelo mundo que as rodeia, permitir-lhes que relacionem os conhecimentos que já detêm e que formulem novas conclusões. Para tal, teremos de adotar algumas estratégias e modificar um pouco a nossa atitude.

Quando os nossos filhos estão permanentemente envolvidos em tarefas nas quais são meros espetadores, tipo ver tv, vídeos no YouTube. jogar online jogos que não lhes exija raciocínio mas unicamente velocidade de precisão, as suas mentes alteram o seu estado para o modo standby.   

E o que será que nós enquanto pais, educadores ou professores poderemos fazer para contribuirmos de modo a que as nossas crianças se tornem seres Pensantes?

O conhecimento é poder, certoVamos ajudar as nossas crianças a entender esse poder através de simples passos e conexões. Como influenciadores na vida das crianças, temos a responsabilidade de enfatizar o quão pertinente é para nossos filhos tornarem-se pensadores – e não conhecedores de nada. A vida é muito curta para não ser um pensador!

HELENA GONÇALVES ROCHA

Ajudando as crianças a serem pensadoras

Faça sempre muitas perguntasSe uma criança observa algo na natureza, na loja ou mesmo em casa, demore alguns minutos e pergunte-lhe sobre o objeto. Faça perguntas sobre como, quando, onde e por quê. Alguns exemplos de questões de estimulação do pensamento:

# Será que a lagarta ficará para sempre uma lagarta?

# Porque será que a massa do pão aumenta quando se coloca num  lugar quente?

# A que distância estará a lua?

# Quando será que as pessoas do outro lado do mundo vêem a lua?

# Como será que os animais adquirem o conhecimento para cuidar dos seus bebés?

# O que acontece quando fervemos água? Será que continua a ser  água?

# Visitar museusDa arte à ciência, os museus podem ser encontrados em todo o mundo. Certamente as crianças podem ser inspiradas para serem pensadoras quando estão num local que comemora o conhecimento e a criatividade. Hoje em dia muitos deles são gratuitos e muitos abordam temáticas muito diversificadas e aguçadoras de curiosidades. Realmente não há desculpas para não visitar os nossos magníficos museus espalhados pelos diversos recantos do País, e não só pela grande Lisboa.

# Ler, ler e ler.  Aqui, como em quase tudo, o modelo faz a diferença. Criança que vê os pais lerem, que tem acesso a livros, mais facilmente se entusiasmará pela leitura. Ainda assim nem sempre é fácil, pois a era da imagem e do acesso à informação visual fácil e direta é muitíssimo apelativa. Tente encontrar os temas de interesse dos seus filhos e reserve um tempo diário ou pelo menos semanal para se dedicarem à leitura. Estas férias experimentei a hora diária sem equipamentos eletrónicos e dedicada exclusivamente à leitura (da escolha deles, claro), e posso dizer-vos que resultou em leitores entusiastas.

# Interaja com as crianças como se fossempessoas normais”. Porque será que tantos adultos falam com as crianças de forma abebezada e como se eles não conseguissem raciocinar? Não temos de conversar com os miúdos unicamente sobre os interesses deles, desenhos animados, bonecos e afins. Podemos envolvê-los nos acontecimentos diários e problemas da vida. Fale com eles sobre os preços no supermercado, discuta sobre os sinais de trânsito ou até mesmo convide-os para a cozinha e discuta todas as etapas envolvidas na preparação das refeições. Quando você se conecta com seus filhos como você se conecta com as outras pessoas, eles tornamse melhores pensadores!

# Incentiveos a seguir seus interessesSe o seu filho está interessado em cavalos, leve-o a uma quinta, compre livros com cavalos e descarregue filmes educacionais relacionados com cavalos, cuidados com cavalos e passeios a cavalo. Seja qual for o interesse do seu filho, use isso para aprender a aprender e pensar oportunidades divertidas. Quanto mais divertida for a aprendizagem, mais depressa os seus filhos quererão ser verdadeiros pensadores! 

E você? Está a conseguir interagir com o seu filho diariamente e a discutir questões que o encorajem a pensar? Como é que você ajuda o seu filho a tornar-se um Pensador? Partilhe as suas ideias connosco, aqui nos comentários.

Helena Gonçalves Rocha

Nós aqui educamos para isto.
Nós aqui temos isto!

Contactos
helenagoncalvesrocha@gmail.com
Miúdos e Graúdos, Clínica Médica
Av. Pinhal da Aroeira, Lt 562
Aroeira Shopping area Lj 18
Herdade da Aroeira
2820-566 Charneca da Caparica
TEL.: 212 977 481

1420840749_facebook-512

Fotografia: D.R.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *