Helena Gonçalves Rocha

COMO O BRINCAR PREPARA O SEU FILHO PARA O SUCESSO por Helena Gonçalves Rocha

Helena

Por todo o lado vamos sentindo a pressão de estarmos a preparar devidamente os nossos filhos. Quer seja ao nível académico, desportivo ou musical, a sociedade reclama que cada vez os “preparemos” mais cedo, mais precocemente. As aulas de inglês, as aulas de música e outras aulas de aprendizagens estruturadas são comuns e mesmo, expectáveis. Facilmente ouvimos: “quero dar-lhe a melhor preparação, o mais cedo possível”

Mas, preparação para quê?
As crianças precisam de tempo para desenvolverem o seu corpo, correrem livremente e se envolverem em situações de “brincadeira profunda” ( se é que este termo existe, mas com certeza que todos recordamos momentos em que nos esquecemos de tudo, de comer, de ir à casa de banho, de tão envolvidos que estávamos na brincadeira).

Recentes investigações revelam que existem maiores benefícios em deixar a criança ser criança, brincar e ter tempo livre sem orientação.

“O jogo e a brincadeira promovem e desenvolvem as habilidades cognitivas como a linguagem, a leitura, a matemática, assim como as competências sociais e a regulação emocional”

Muitas das atividades  que o seu filho desenvolve irão traduzir-se em competências  essenciais na sua vida mais tarde.

Aqui ficam alguns exemplos…

TABELA

 

Ter e manter um corpo saudável será outro dos benefícios do Brincar. A obesidade infantil e a inatividade infantil estão a atingir números assustadores. Esta semana fiquei escandalizada quando vi dois pequenos jogadores de matraquilhos a jogarem sentados numa cadeira…O jogo permite desenvolver corpos fortes com vigor e coordenação.  As competências de motricidade global e fina têm de ser desenvolvidas de modo a preparar o cérebro   para as aprendizagens intelectuais. Existe uma relação direta entre o movimento e as competências cognitivas específicas.

Helena Gonçalves Rocha

A falta de brincadeiras no exterior desconecta as crianças da sua relação natural com a Natureza, com os animais e com o seu cuidado com o planeta Terra. Quando lhes é dada a oportunidade de brincar lá fora, explorar livremente a natureza, acabam por estabelecer estas conexões e aprender através da experiência.

“Porque é que o brincar conduz ao sucesso académico? O brincar promove a auto-regulação. A auto-regulação é a capacidade de controlar o seu comportamento, emoções e pensamento. E isso é fundamental para a aprendizagem em todas as áreas.”

O trabalho das crianças é brincar durante estes primeiros anos.

Mais tarde haverá muito tempo para se dedicar às letras, aos números, privilegiando o Brincar nestes primeiros anos, estará sem dúvida alguma, a dar a melhor preparação para a vida.

Aproveite e brinque também com o seu filho, vai ver que vai gostar!

Contactos
helenagoncalvesrocha@gmail.com
Miúdos e Graúdos, Clínica Médica
Av. Pinhal da Aroeira, Lt 562
Aroeira Shopping area Lj 18
Herdade da Aroeira
2820-566 Charneca da Caparica
TEL.: 212 977 481

1420840749_facebook-512

Fotografias: D.R.

Nós aqui educamos para isto.
Nós aqui temos isto.

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *