cor10

CORES – UMA PALETA DE ENERGIA!

RITA

Temos falado em energia – a que vem do sol, das mãos, dos elementos da natureza, etc. Já sabemos que todas as coisas são feitas de energia e com as cores, sim, as cores, acontece o mesmo.

As cores têm em si uma energia que se relaciona com a nossa aura, com os vórtices energéticos (os nossos chacras) e até com a forma como agimos. Elas são por isso mutáveis, uma vez que o desequilíbrio interior ou, pondo as coisas de forma mais prática, as nossas necessidades de mudança comportamental afectam a “paleta” de cores que compõem cada um de nós.

Vamos por partes:

Imaginemos que, seja por que razão for, somos obrigados ou percebemos que temos que mudar a nossa atitude e/ou comportamento perante determinada situação. Este processo de alteração exige tempo e ocorre com base em três pilares fundamentais: o foco, a disciplina e a permanência. O primeiro faz com que não se perca de vista o objetivo, o que, consequentemente exige disciplina; o último possibilita a interiorização e a maturação das alterações desejadas. Isto é o que acontece “por fora”, chamemos-lhe assim. Do ponto de vista energético, “por dentro”, o que acontece é que essas mudanças alteram (e idealmente equilibram), gradualmente, o “degradê” de cores que compõem os nossos chacras.

Conclusão: Torna-se assim muito fácil entender que papel têm as cores, enquanto pontos de equilíbrio, em cada um de nós, já que estão intrinsecamente ligadas à nossa estrutura.

cores5

As cores nos elementos da natureza, nos sete chacras e no Tarot:

Vermelho: elemento Terra, corresponde ao nosso primeiro chacra (localizado na base da coluna) e relaciona-se com as cartas do Diabo e do Imperador. A vibração desta cor está relacionada com a necessidade de segurança e estrutura material e quando isto é colocado em causa surgem medos, receios.

Laranja: elemento Água, corresponde ao segundo chacra (localizado na zona do umbigo); as cartas da Papisa e dos Amantes ilustram a importância da forma como nos relacionamos connosco próprios no que diz respeito à auto-estima e auto-confiança, assim como nos relacionamos com os outros, principalmente as pessoas com as quais estabelecemos relações mais intrínsecas ou umbilicais. Traduz a necessidade de olhar para dentro de nós para compreender que a relação com o outro é fundamental.

Amarelo: elemento Fogo, corresponde ao terceiro chacra (localizado na zona do estômago) e as cartas da Força e o Carro expressam a forma como utilizamos o nosso poder pessoal e a gestão das nossas emoções.

foto01

Verde: elemento Ar, quarto chacra (localizado na zona do peito) e as cartas da Imperatriz e do Mundo remetem-nos para o amor incondicional e compaixão, para o bem-estar e gosto pela vida.

Azul turquesa: elemento Éter, corresponde ao quinto chacra (localizado na zona da garganta) e é representado pela carta do Papa, uma vez que diz respeito à forma como comunicamos, ou seja, a nossa comunicação deverá ser feita de forma consciente e construtiva. A palavra existe para transmitir conhecimento.

Azul índigo: não tem elemento associado e corresponde ao sexto chacra (localizado no centro da testa) e o Mago é uma carta que ilustra bem esta energia, pois remete para a nossa terceira visão, para o que existe além do que é visível, a nossa intuição.

Branco, lilás e dourado: à semelhança do azul índigo não tem elemento associado e corresponde ao sétimo chacra (localizado no topo da cabeça) e a carta Estrela transmite a necessidade de nos ligarmos à natureza, à energia da vida em que as práticas de meditação ou a necessidade de parar estão muito presentes.

As cores que estão presentes no nosso dia-a-dia, seja em casa, nas roupas, etc., são também um reflexo, ainda que inconsciente, do “estado” dos nossos centros energéticos.

A energia da cor é trabalhada e potenciada através de terapias holísticas como é o caso do Reiki. O equilíbrio que se cria através desta terapia permite definir a “paleta de cores” certa em cada um de nós! Como será que está a sua?

Contactos
Om You / Gabinete holístico de bem estar
Rua Salgueiro Maia, 11E
Almada
TEL.: 963417455 – 933393738

1420840749_facebook-512

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *