Maria Pimpolha Atelier

CORTE E COSTURA É NO SEIXAL.

APLAUDIMOS
Se há coisa para a qual nunca tive jeitinho nenhum, foi para a costura. O verdadeiro corte e costura, como arte, sempre me passou ao lado, o “outro”, com a idade e para minha felicidade, passa-me cada vez mais.

Mas, conhecer a Maria João, a proprietária do atelier de costura Maria Pimpolha fez-me querer experimentar. A Maria João e eu temos um percurso e opções profissionais com algumas semelhanças e vê-la apresentar de forma apaixonada o seu negócio “obrigou-me” a não negar uma “ciência que desconhecia” – a costura.

Estão a ver as modistas que faziam-nos as roupas à nossa medida e/ou os espaços tradicionais onde se fazem arranjos? O atelier Maria Pimpolha não tem nada a ver. É um espaço moderno, dedicado a workshops e aulas na área da costura e outras manualidades, como Corte, Costura e Modelagem, Costura Criativa, Roupa de criança e Enxoval do bebé.

Fiquei logo surpreendida pelo espaço moderno e acolhedor. As máquinas de costura, as “rainhas do pedaço” e até têm um ar tranquilo! Ao conversarmos com a Maria João, somos imediatamente contagiadas com a sua paixão. Começa por mostrar-nos a máquina que era do avô, de 1962! É a grande responsável pela abertura daquele espaço. Esta herança de família foi recuperada por ela e foi nela que a empresária começou a fazer o seu corte e costura.

máquinas costura

A “velha” e a “nova” máquina de costura

Dali à abertura do atelier foi um passo. E a margem sul, mais precisamente no Casal do Marco, ficaram a ganhar com esta espaço. Sim, porque o espaço também é uma Academia Burda, a primeira a abrir aqui, na margem sul, que usa este método.
O atelier estava uma animação. Uma aluna orientada pela Verónica, saiu naquele dia com uma saia feita por ela, pronta a estrear. Eu lancei-me a uma bainha numas calças que não viam a luz do dia há alguns tempos. Ok, aqui parem todas as pessoas que sabem coser e que estão a pensar – qual a dificuldade de fazer uma bainha? Sim, há pessoas que não têm a mínima noção de como se faz e conseguir fazê-lo é tão gratificante como criar e fazer um vestido…de casamento. Ok?
A medos comecei por fazer os exercícios básicos e não sendo uma prova superada de imediato, fui-me rendendo ao prazer de costurar. Diverti-me. E é incrível a boa sensação de conseguir fazer. Colocarmo-nos à prova, sairmos da nossa zona de conforto é algo extremamente prazeroso. Como diz Scheila F. Scisloski ‘o amor é uma costureira habilidosa. Vai costurando possibilidades onde não havia.’

Corte e Costura Atelier

Atelier Maria Pimpolha em atividade

Não virei costureira de um dia para o outro, mas usar umas calças com uma bainha feita por mim (ainda que não seja a linha mais direita que já se viu) sabe “muuuito” bem. Como dizia a elegantérrima Coco Chanel: qualquer coisa é bela se vista de uma forma diferente. E eu, precisei experimentar para ter essa visão.
Foi uma manhã muito divertida e que me colocou cheia de vontade de fazer mais. E há muito por onde. Aqui encontramos aulas livres, workshops na área da costura ou tricot, crochet, patchwork e bordados. Há ainda os workshops partilhados entre Mães – “Costura para Miúdos e Graúdos” e fiquei mega fã da ideia inovadora e surpreendente – festas de aniversário. Quer fazer uma festa de aniversário diferente para crianças dos 5 aos 12 anos? Vá ao Atelier Maria Pimpolha e pergunte-lhe como. As “Festas de Costura” contam com o acompanhamento de uma monitora e as crianças desenvolvem pequenos projetos de costura criativa.
Também há aulas de Costura criativa para Teens, aulas de costura criativa, confecção simples e iniciação à máquina de costura para crianças a partir dos 10 anos. Nestas aulas começam por desenvolver pequenos projetos de costura, que vão desde a costura criativa até mesmo à confecção de simples peças de vestuário, como calções e tops. E, nós, os graúdos, também temos direito, a cursos de iniciação e aulas livres de Corte. Costura e Modelagem.
Além destes, o Curso de Corte e Costura, segundo o método da Burda, com uma professora certificada inicia já a 24 de setembro já com datas marcadas até janeiro de 2017.
Saiba tudo em:
Avenida Principal n.70, 1 andar, Casal do Marco – Seixal
Maria João Albuquerque
964831067
ateliermariapimpolha@gmail.com

Obrigada Maria João e Verónica por toda a vossa incansável paciência e motivação.

P.S. A Catarina também se lançou no desafio, e com mais jeito, já criou algo digno de registo. Ela vai contar-vos tudo, neste blog, perto de si.

Nós aqui temos Corte e Costura.
Nós aqui temos isto.

Texto: Marlene Gaspar
Fotografia: Lisbon South Bay blog

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *