Taste Quinta

DEGUSTAÇÃO BIOLÓGICA COM CONFEÇÃO ARTESANAL E LOCAL. NA MARGEM SUL, CLARO.

degustamos

Poucas coisas nos dão mais prazer do que juntar o útil ao agradável e conseguir que o nosso palato fique com essa sensação, é “todas nós” a bater as palminhas de contentes.

A Taste Quinta e o Evidência Belverde Atitude Hotel proporcionaram aos seus hóspedes uma verdadeira Prova de Sabores, ou “Taste Session”, porque tendo em conta que a maioria dos hóspedes são “camones”*, mais vale internacionalizar a designação.

A Taste Quinta é uma empresa que produz compotas artesanais, biscoitos de cerveja (sim, “ouviram” bem, biscoitos de cerveja) e salame de chocolate. Mas, dito é assim é extremamente redutor. As compotas são biológicas, feitas de verdadeira fruta nacional, que respeitam as estações da colheita e são descascadas à mão. Só se produzem as compotas quando há o fruto. Não é quando se quer, é quando há. Porque só assim, se consegue garantir a qualidade da iguaria. A compota de ananás é dos Açores. Vem dos Açores e não é abacaxi. Sim, porque organolepticamente ananás e abacaxi são coisas diferentes. E isso sente-se. Saboreia-se. Distingue-se. E, é por isso que estas compotas causam uma verdadeira sensação cósmica de prazer. Sugestão imbatível é servi-la com morcela. Divinal! Mas não se ficam por aqui. É difícil eleger a vencedora dos citrinos – limão, tangerina ou laranja? As mais clássicas como a de morango ou abóbora “desarmam-nos” por completo e deixam-nos rendidas ao seu sabor. Este verdadeiro teste de prazer foi acompanhado com um Porto Vintage ou um Moscatel de Setúbal e não deixou ninguém indiferente. E,  para a confecção de cozinhados foi criada a de batata de doce, que é capaz de tornar qualquer simples prato num manjar inesquecível.

Os “bjecos”, nome que carinhosamente batizaram os seus biscoitos de cerveja com flor de sal ou sésamo, são inspirados nos palitos de cerveja da Madeira e são uma verdadeira tentação.

O salame de chocolate é de outro mundo, mas existe neste. E é feito aqui, na nossa margem sul. E é daqui, que vai para o resto do mundo. O salame é feito com o mais fino cacau do Perú (é o melhor) e é o único produto da marca que não é biológico, porque ainda não existe bolacha maria com essa certificação. Mas, todos os outros ingredientes são e assim, como assim, isso não é pecado, e se fosse, o bem que sabe perdoaria qualquer questão.

Taste Quinta

Quem o diz somos nós e os hóspedes que se surpreenderam nesta prova e fizeram questão de nos deixar a sua mensagem, independentemente da língua, pois o paladar ultrapassa todas as barreiras de comunicação que possam existir. A prova foi claramente superada e foi vê-los levar os “nossos” produtos para o regresso ao seu país.

Taste Quinta

A Isabel e a Paula são as artesãs e as responsáveis pela marca. Com uma longa carreira profissional “longe” desta que abraçaram, dedicaram-se ao que verdadeiramente as preenche e, voltando à “internacionalização” – “Do what you love” ou “Love what you do”, que é o que é importante. Para quem faz e para quem consome. Nós aqui, claramente fazemos parte deste último grupo, mas ficamos rendidas à história destas duas senhoras que abraçaram um projeto que visa a internacionalização e que são verdadeiramente inspiradoras.

Taste Quinta

Pode encontrar os produtos Taste Quinta em tastequinta.com e nas lojas referenciadas ou aqui, na Lisbon South Bay, no Evidência Belverde Atitude Hotel. Ah, pois é.

Agradecimentos
À Taste Quinta por esta magnífica sessão e ao Evidência Belverde Atitude Hotel onde somos sempre tão bem recebidas.

Nós aqui temos Provas de Sabores.
Nós aqui temos isto.

* “camones” – nome que simpaticamente damos aos turistas estrangeiros

Texto: Marlene Gaspar
Fotografia: Zito Colaço

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *