Brincar ao ar livre

DEIXEM OS MIÚDOS BRINCAR LÁ FORA, MESMO QUE ESTEJA FRIO

Helena

Com a chegada do mês de Novembro, chegam também as manhãs frias e os fins de tarde gelados, a temperatura começa a arrefecer e parece quase que as crianças iniciam o período de hibernação.

Mas porque insistem os pais em não deixar as crianças brincarem na rua quando arrefece o clima? Quais as vantagens de continuar a brincar lá fora com um Sol que durante todo o inverno persiste no nosso país?

Senão vejamos:
Em vez de respirarem o ar artificialmente aquecido (do ar condicionado, dos aquecedores)…
Eles correm lá fora engolindo grandes golfadas de ar fresco.

Em vez de mexerem em objetos de plástico cheios de outras dedadas sujas…
Eles brincam na natureza, saltando em cima das folhas crocantes, apanhando paus, abraçando as árvores.
Em vez de ficarem sentados todo o dia, pouco ou nada fazendo para aumentar a sua frequência cardíaca…

As crianças trepam as árvores, escavam, rolam, saltam e equilibram-se , uma mistura de competências de fortalecimento ósseo, muscular e exercício cardiovascular.

O seu desenvolvimento físico e a sua condição física são mantidos num alto nível. O exercício físico também melhora a saúde emocional das crianças, permitindo-lhes relaxar e fornecendo uma sensação de bem estar, essencial para um desenvolvimento harmonioso.

As brincadeiras na terra, escavar, fazer bolinhos, a sujidade é essencial para desenvolver a imunidade. As brincadeiras de inverno na rua trazem inúmeros benefícios de saúde para as crianças.

Helena Gonçalves Rocha

Nesta altura do ano começa a praga dos narizes a pingar, caritas ranhosas, tosses constantes. Habituarmos as nossas crianças desde cedo a brincar na rua, vai trazer-vos uma maior imunidade e invernos mais tranquilos.

Os meus filhos são o exemplo vivo disso mesmo. Desde cedo as brincadeiras eram feitas na natureza, com frio, com chuva miudinha. Recordo o ar horrorizado dos avós, quando eles ainda pequenos, em pleno Inverno entravam mar dentro para surfar e saíam a bater o dente para tirar o fato molhado e vestir roupa quentinha. “ Vão ficar doentes…que inconsciência com este frio…”.

Já há muito que deixaram de o dizer, como diz uma amiga minha, “os teus filhos nunca estão doentes”. Era bom!… Claro que não é bem assim, mas é verdade que as doenças da época não nos apanham. Estamos conservados em frio, é o que costumo dizer…

Como alguém um dia disse: “Não existe essa coisa do mau tempo, existem sim, roupas desadequadas”.

A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade infantil como um dos mais sérios desafios de saúde pública do século 21. As crianças obesas têm maior predisposição para desenvolver diabetes infantil, assim como outros problemas de saúde, nomeadamente do foro musculo-esquelético.

As dificuldades ao nível comportamental, como por exemplo a Perturbação da Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA) beneficiam de permanecer por períodos mais longos em movimento no exterior, sendo a aprendizagem facilitada através do movimento. O facto do movimento poder ser realizado em ambiente natural, permite que desenvolvam competências ao nível da atenção, curiosidade sobre o que os rodeia e uma motivação intrínseca pela aprendizagem.

Por curiosidade, e esta também é novidade para mim, os investigadores constataram que a incidência de miopia ( dificuldade em ver ao  longe) tem menor prevalência nas crianças que passam mais tempo no exterior e estão naturalmente mais habituadas a focar em objetos à média e longa distância, ao contrário dos “close-ups”, ou seja visão focada em áreas mais fechadas, necessário para utilizar um tablet ou ver televisão que as crianças que permanecem em casa apresentam.

Os benefícios emocionais e físicos são tantos se você optar por fazer Uma Única alteração na sua vida. Deixe os seus filhos brincarem na rua. Regularmente, com alegria, durante todo o ano. Não se assuste com os dias cinzentos e frios, também estes têm a sua magia.

Vistam os casacos, calcem as galochas e partam à aventura pela Natureza! As naturais consequências surgirão na sua Saúde!

Helena Gonçalves Rocha

Nós aqui educamos para isto.
Nós aqui temos isto!

Contactos
helenagoncalvesrocha@gmail.com
Miúdos e Graúdos, Clínica Médica
Av. Pinhal da Aroeira, Lt 562
Aroeira Shopping area Lj 18
Herdade da Aroeira
2820-566 Charneca da Caparica
TEL.: 212 977 481

1420840749_facebook-512

Fotografias: D.R.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *