helena

DIETA 4 PASSOS. Por Helena Gonçalves Rocha

Helena

4 Tempos sem ecrã = 4 Passos para melhorar
Lançamos hoje um desafio, a dieta 4 passos, 4 Tempos sem Ecrã = 4 Passos para melhorar.

Mas afinal, que ideia é esta? Ao longo dos anos e com um agravamento excessivo no último ano, as famílias recorrem ao tempo de ecrã de uma forma abusiva, trazendo esta utilização abusiva um grande impacto negativo no desenvolvimento das crianças, quer ao nível do desenvolvimento da linguagem, como também na regulação emocional e no desenvolvimento cognitivo.

Acredito que todas as famílias o fazem sem qualquer noção do enorme impacto negativo que possa causar no desenvolvimento dos seus filhos, fazem-no porque os miúdos pedem, porque muitas vezes no final do dia é tão mais fácil entretê-los deste modo, fazem-no porque muitas vezes os próprios adultos já permanecem horas infindáveis em tempo de ecrã sem terem qualquer percepção deste fenómeno.

Lanço este desafio nesta altura porque começa a ser demasiado o número de crianças que apresenta forte impacto no seu desenvolvimento em consequência desta utilização abusiva do ecrã. Lanço este desafio também porque já o fiz anteriormente com algumas dezenas de famílias cujos filhos apresentavam alterações de comportamento e dificuldades na regulação emocional e que após terem aceite este difícil desafio ( as primeiras semanas são duras), descobriram outras crianças lá em casa, capazes de se auto-regularem, colaborarem com os adultos e descobrirem novos focos de interesse.

DIETA 4 PASSOS – 4 Tempos sem ecrã = 4 Passos para melhorar!

#1 Sem ecrã logo de manhã

#2 Sem ecrã durante o horário das refeições

#3 Sem ecrã antes de dormir

#4 Sem ecrã dentro do quarto de dormir

#1 Sem ecrã logo de manhã

Os ecrãs (TV, telemóvel, tablete, jogos de computador) são captadores de atenção. A atenção é essencial para as aprendizagens escolares. Os ecrãs hiper-estimulam a atenção involuntária. A criança fica desperta pelos estímulos sonoros e visuais ultra-rápidos que se vão alterando no ecrã. Ao fim de 15 minutos a sua atenção esgota-se.

Uma criança que veja televisão (ou outro tipo de ecrã) logo de manhã esgota o seu sistema de atenção antes de ir para as aulas. Ora uma criança que já “esgotou” a sua atenção, é uma criança que se apresenta irrequieta, faladora, que deixa cair as suas coisas e que…já não se consegue concentrar.

Este mecanismo dificulta o desenvolvimento da sua atenção voluntária, condição essencial para o desenvolvimento das tarefas escolares.

Não resisto a partilhar uma experiência pessoal, por volta dos 3 anos, eu, como muitas outras mães, deixava o meu filho ver um bocadinho de desenhos animados enquanto eu me arranjava, posso dizer-vos que a rotina matinal não era nada fácil, pois os meus de transição eram guerras pegadas, o vestir era difícil, o pequeno almoço era difícil, a saída de casa era difícil…tudo era muito esforçado. Até ao dia que eu decidi experimentar acabar com a TV pela manhã e posso dizer-vos que o milagre aconteceu, deixamos de ter guerras e tudo passou a correr de forma muito mais fluida. Desde esse episódio que esta estratégia de, TV de manhã Não, é uma das que partilho primeiro com as famílias e amigos, porque efetivamente a testei exaustivamente.

#2  Sem ecrã durante o horário das refeições

A televisão ligada durante as refeições familiares impede que fale com os seus filhos e que eles falem consigo. Uma criança que cresce com a televisão ligada permanentemente terá um vocabulário mais pobre, uma linguagem menos rica. Nas crianças com idades entre os 15 meses e os 2 anos  a TV ligada diariamente multiplica por 3 a probabilidade de aparecimento de atrasos no desenvolvimento da linguagem.

O conteúdo ansiogénico de certos programas televisivos ( as notícias em particular) têm repercussões no comportamento e na regulação das emoções das crianças, pois muitas vezes são demasiado jovens para os entender, mesmo que o adulto lhe explique as suas emoções não se irão modificar. Todos os sabemos as imagens de guerra, violência e miséria que quotidianamente passam na televisão.

 #3  Sem ecrã antes de dormir

O sono que resulta após uma criança  estar exposta a imagens animadas, mesmo que adaptadas, caso das Baby TVs  e outras do género, será um sono de pouca qualidade uma vez que esta atividade não é calmante para o cérebro. É demasiado estimulante emocionalmente. O ecrã difunde uma luz azul (LED) que inibe a melatonina, hormona reguladora do sono, impedindo a criança de adormecer naturalmente.

Como tal, terminar com os ecrãs duas horas antes de ir para a cama.

#4  Sem ecrã dentro do quarto de dormir

A presença de ecrãs dentro do quarto de dormir diminui o tempo de sono da criança. Com a televisão, o computador, o tablete, o telemóvel, dentro do quarto de dormir, os pais deixam de ter a oportunidade de controlar o que o seu filho vê. Mesmo que verbalmente lhe dê orientações para que não aceda a determinados conteúdos, a verdade é que as crianças não têm maturidade suficiente para não o fazerem.

Sem ecrãs no quarto, a criança aprende a desenvolver competências essenciais: atividades sensório-motoras, jogos de regras, leitura, jogo simbólico, grafismos, todas estas atividades são necessárias e essenciais para o desenvolvimento do pensamento, da atenção e da socialização.

Por outro lado, o facto de terem estes factores distrateis junto a si durante toda a noite é altamente perturbador, e impede-os de conquistarem uma noite de sono com qualidade. São imensos os relatos de pais que a meio da noite vêem uma luz que irradia do quarto dos filhos, e verificam que os filhos permanecem em comunicação durante toda a noite. Ou mesmo quando ainda pequenos, acordam a meio da noite e sem capacidade de se auto-regularem para voltarem a adormecer, optam por acender a televisão?

Retire os ecrãs dos quartos de dormir, deixe os telemóveis a carregar fora dos quartos, institua regras, a qualidade de sono de todos os elementos da família irá agradecer.

Perante estes 4 passos aceita o desafio?
Por onde irá começar?
Qual será o passo mais fácil?

Garanto-lhe que vai valer muito a pena, também lhe garanto que não vai ser nada fácil!
Se precisar de ajuda, estamos por cá para ajudar, partilhe connosco!

Nós aqui educamos para isto.
Nós aqui temos isto!

Contactos
helenagoncalvesrocha@gmail.com
Miúdos e Graúdos, Clínica Médica
Av. Pinhal da Aroeira, Lt 562
Aroeira Shopping area Lj 18
Herdade da Aroeira
2820-566 Charneca da Caparica
TEL.: 212 977 481

1420840749_facebook-512

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *