Educação fisica

EDUCAÇÃO FÍSICA VOLTA A CONTAR PARA A MÉDIA…por Helena Gonçalves Rocha

Helena

Esta semana foi revelada a notícia que a disciplina de Educação Física iria novamente contar para a média de ingresso no Ensino Superior. Fiquei exultante!… Será que é desta que vamos valorizar a disciplina? Será que é desta que percebemos a importância da Educação Física na formação das nossas crianças e adolescentes?

Desde sempre que ouvimos Mens sana in corpore sano. Mas e então? Temos uma real preocupação com a condição física, com os cuidados a ter com o nosso corpo? Afinal nascemos com este embrulho e é com ele que temos de viver até ao final dos nossos dias. Seria ótimo que ao longo da vida o soubéssemos dinamizar e rentabilizar.

 Comecemos pelo ensino pré-escolar, quantas são as educadoras que privilegiam a expressão físico-motora? A importância de saber pontapear uma bola, saltar ao pé coxinho, saltar a pé juntos, lançar uma bola, saber andar equilibrado por cima de uma trave são pré-requisitos básicos valorizados para ingressarem no 1º ciclo?

E depois no 1º ciclo, quantos são os professores que para não se atrasarem no programa de Matemática, saltam o tempo destinado à Educação Física? Quantos miúdos no 1º ciclo não têm competências motoras para brincar à apanhada, saber as regras de um jogo de futebol, fazer uma cambalhota?

E se continuarmos por aí adiante mantemos a mesma desvalorização da disciplina, da disciplina e dos professores. Sim, porque para dar “Ginástica” qualquer um dá …Pois é, talvez não seja bem assim, o professor porreiro que consegue coisas dos miúdos que mais ninguém consegue, estudou Anatomia e Fisiologia, Bioquímica e Neurofisiologia como um dia mais tarde os vossos filhos irão estudar, talvez em Medicina. E como tal entende a condição física e a atividade desportiva como uma questão de saúde global.

Poderá ser através da valorização da disciplina de Educação Física que os nossos filhos manterão melhores condições de saúde, maior cuidado com o seu corpo, poderão ter maiores oportunidades de socialização através do desporto, na praia num jogo de volei, no respeito e conhecimento das regras dos vários desportos, nas competências de trabalhar em equipa, enfim são inúmeras as vantagens da valorização desta disciplina.

Educação física

A Educação Física foi sempre tida como uma disciplina de menor importância, aquela que se pode faltar, aquela que não conta para a média, aquela em que se inventam desculpas para não realizar as atividades propostas. Esta nova medida poderá voltar os alunos e as suas famílias para a importância da mesma, para a necessidade de trabalhar para alcançar, não é Cristiano Ronaldo quem quer, é necessário trabalho, esforço e dedicação. A valorização da Educação Física permitirá que os nossos filhos tenham hábitos mais saudáveis, pratiquem desporto por sua iniciativa, socializem através do desporto, combatam a obesidade, envelheçam de forma mais saudável.

As crianças têm necessariamente que explorar o seu Corpo, conhecer as suas potencialidades e viver harmoniosamente com Ele.

São inúmeros os estudos que comprovam que alunos que praticam uma modalidade desportiva regular apresentam melhores resultados académicos, mas para que tal aconteça temos de Educar, comecemos pela Escola, mas mudemos também nós mentalidades.

Aproveite esta oportunidade de valorização da Educação Física e inicie uma prática desportiva com o seu filho. Não se esqueça que as crianças aprendem por Modelo!

Helena Gonçalves Rocha

Nós aqui educamos para isto.
Nós aqui temos isto!

Contactos
helenagoncalvesrocha@gmail.com
Miúdos e Graúdos, Clínica Médica
Av. Pinhal da Aroeira, Lt 562
Aroeira Shopping area Lj 18
Herdade da Aroeira
2820-566 Charneca da Caparica
TEL.: 212 977 481

1420840749_facebook-512

Fotografias: D.R.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *