Patrulha PataMargem Sul

O FENÓMENO CANINO NO CARNAVAL. E NÃO SÓ!

mascaramos 1

Se o ano passado não houve direito a máscaras cá em casa como contámos aqui, este ano a história não teve comparação. Houve escolha, dedicação e empenho. Tudo por culpa desse estranho fenómeno que é a Patrulha Pata. Para os mais desatentos e que seguramente não convivem com crianças pequenas a Patrulha Pata não tem nada a ver com patos (como já fui questionada), mas sim com…cães! Sim, cães. Os cães têm patas, logo temos uma patrulha de animais com patas que se juntam para resolver todo o tipo de situações. A famosa Patrulha Pata. Versão brasileira: “Patrulha Canina”.

A Patrulha Pata está para as crianças de hoje como o Dartacão estava nos nossos dias (leia-se década de 80). E aí está, mais uma vez o fenómeno canino a dar cartas e o Carnaval explora-o como se não houvesse amanhã. Até porque não sabemos mesmo o que virá substituir este fenómeno amanhã.

CaesLSBb

As semelhanças são muitas:
Nós sabíamos na ponta da língua o inesquecível:

Te-te-te-te-te-te-te-te-te. Era uma vez os três, os famosos moscãoteiros, o pequeno Dartacão e seus companheiros, os melhores amigos são os três moscãoteiros e quando em aventuras vão são sempre os primeiros…

As crianças de hoje em dia cantam de cor e salteado:
Patrulha pata, patrulha pata a salvar o dia… não me peçam para cantar mais, porque é isto que me interessa. Na verdade a Patrulha Pata salva o dia dos pais. Quando a comida está difícil de acabar decidimos dar uma colher a cada um dos membros da patrulha e acreditem que são muitos cães, por isso dá para acabar tudo. Quando se desesperam à espera de alguma coisa, lá está, a patrulha pata entra em ação (é só abrir o youtube) e a magia acontece. Ficam anestesiados. Já sei que estão a pensar, que não se devemos ser dependentes da tecnologia e isso não é bom para as crianças e blá, blá, blá. É um facto, mas uma ótima ajuda em desespero de causa. E, nem sempre, nem nunca!

A diferença para o nosso tempo é que nós não tínhamos o poder da escolha de ouvir/ver os episódios quando queríamos, mas os sábados e domingos de manhã era uma garantia de sossego para os nossos pais.

São estes fenómenos caninos que salvam gerações. Mais uma vez, a prova de que os cães são os nossos melhores amigos.

Nós aqui e aqui já lhe demos sugestões de Carnaval na margem sul, por isso resta-nos desejar um Bom Carnaval!

Nós aqui, temos máscaras.
Nós aqui, temos isto.

Texto: Marlene Gaspar

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *