desportoemfamilia

HÁBITOS SAUDÁVEIS QUE ACOMPANHARÃO O SEU FILHO PELA VIDA. Por Helena Gonçalves Rocha

Helena
É indiscutível que os miúdos aprendem grande parte das coisas com os seus pais e adultos significativos que os rodeiam. É com os pais que aprendem como se comportar, comer, tratar os outros, reagir e comunicar. Estes alicerces, ou estas fundações vão acompanhá-los na suas tomadas de decisões ao longo da Vida.

As crianças observam e ouvem mesmo naquelas alturas em que achamos que não o estão a fazer. O exemplo dado por nós , as escolhas que fazemos Hoje ajudarão nas decisões de uma vida saudável no seu Amanhã.

Aqui vos deixam alguns hábitos saudáveis de hoje para que o vosso filho possa fazer uma vida saudável no Amanhã.

1# Atividade Física
Se vocês forem uns pais ativos, o vosso filho seguirá esse modelo, não quer com isto dizer que se torne um corredor de fundo ou um atleta de competição.

A mensagem essencial a passar é que a atividade física é essencial para um adequado equilíbrio, físico e emocional e para isso basta ter o hábito de fazer umas caminhadas pela vizinhança, andarem todos de bicicleta, nadarem no Verão, esquiarem no inverno, fazer surf em família, passearem os cães, enfim exercício físico possível de realizar diariamente.

2# Escolhas alimentares saudáveis
As crianças provam, experimentam, saboreiam inúmeros alimentos ao longo da vida, mas não há dúvida que os maiores responsáveis pelos seus hábitos alimentares são mesmo os pais. Sempre fui obrigada a comer sopa em casa dos meus pais (que eu odiava por sinal), assim que saí de casa não mais comi sopa, a não ser quando sabia que tinha de me alimentar em condições e aí era eu a primeira a pedir uma sopinha, incrível, não é? E quando fui mãe não mais deixei de ter sopa presente na mesa das refeições, e claro que dando o modelo e comendo sempre a sopa (mesmo quando o meu marido carinhosamente repara que eu estou a mastigar a sopa, mas eu como, porque me faz bem a mim e aos miúdos). O meu adolescente já vai pelo mesmo caminho…refila, mas quando está fora de casa sabe que a sopa é essencial!

Escolher pratos coloridos cheios de vegetais logo desde cedo é essencial na educação alimentar dos nossos filhos. Preferir alimentos naturais em vez dos processados, é educá-los numa vida saudável. Participar no cultivo e colheita dos alimentos que comem, é criar-lhes o gosto pelas escolhas alimentares saudáveis.

3# Evite o açúcar e os refrigerantes
Mostre aos seus filhos que os açucares naturais são bem mais saborosos do que aqueles que encontram nas bolachas processadas, gomas, rebuçados e principalmente refrigerantes. Esta é uma guerra bem difícil de travar, uma vez que a pressão social é grande. “Portas-te bem, levas uma goma!”, logo desde cedo há sempre alguém que acha que a melhor recompensa a oferecer a uma criança é o açúcar refinado. Pois bem, será uma guerra que valerá a pena pelas consequências benéficas para a saúde dos nossos filhos.

4# Beber muita água
Em todas as ocasiões, ao longo do dia, beber muita água manter-se sempre hidratado. Preferir sempre a água, aos sumos ou refrigerantes.

 

5# Escovar os dentes
Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, é um hábito primordial na formação das crianças. A saúde oral tem um impacto direto sobre a saúde geral. Visitar o dentista duas vezes ao ano, a partir dos dois anos e ajudar o seu filho a escovar os dentes enquanto não o consegue fazer sozinho, é essencial para a sua Saúde.

habitossaudaveis

6# Dormir o suficiente
Dormir é essencial para o crescimento e desenvolvimento das crianças. Um sono regular , com horários adequados para cada fase de desenvolvimento é fundamental. Como os antigos diriam “ Enquanto dorme está a crescer” e como diria a minha querida mãezinha “Vai dormir que o teu mal é sono” ou “Vai dormir e quando acordares vais ver que tudo se resolve”. A verdade é que estas máximas acompanham-me na minha aventura como Mãe e dão resultado, o poder curativo de uma boa noite de sono é incomparável.

7# Iniciar cada dia com um bom pequeno almoço
O pequeno almoço é a refeição mais importante do dia, e por acaso a minha preferida. Como tal, a regra sempre foi, ninguém sai de casa sem tomar o pequeno almoço, que deveremos tentar que seja equilibrado, ovos, fruta, pãozinho e cereais com muito pouco açúcar. As escolhas que fazemos hoje são as decisões deles do amanhã.

8# Proteção Solar
Os danos causados pelo sol ao longo dos anos vão determinar a saúde da pele na idade adulta, como tal é imprescindível protegê-la devidamente desde cedo. Não só deverão ter o hábito de colocar o protector solar, como usar óculos escuros e evitar as horas em que o Sol é mais prejudicial.

9# Hábitos de higiene
Os hábitos de higiene incluem a lavagem das mão, os banhos regulares, o champô para o cabelo, lavar o corpo, usar creme hidratante, desodorizante, roupa lavada e cuidado com a aparência em geral.

10# Ler por prazer e para aprender
Mostre aos seus filhos o poder da leitura – livros, revistas, jornais – não só para continuar a aprender mas também como forma de viajar em novas aventuras e novos mundos.

habitosparaavida

11# Importância da Família
Passar momentos positivos com a Família, especialmente a mais direta, vai criar relações e laços duradouros para toda a sua vida.

Construir as suas próprias memórias familiares, a viagem familiar anual, as noites de Natal, são todos eles momentos significativos juntos num ambiente de partilha e de amor. Este grupo de pessoas terá um impacto fortíssimo ao longo da vida dos seus filhos, mais do que qualquer outro grupo. Promover uma boa comunicação entre pais e filhos e entre irmãos, será fundamental nas ocasiões mais desafiantes das suas vidas, momento em que vos irão procurar de imediato seguido do apoio dos irmãos. A Família alargada tem também um importante papel na vida dos seus filhos, avós, primos, tios são fundamentais na construção de tradições e memórias duradouras.

12# Pratique o Bem
Por vezes o retorno pode não ser imediato, mas o bem estar que experimentamos quando ajudamos o Outro é inigualável. O seu filho observa-o a promover o Bem e será ele o próximo a querer fazê-lo.

Helena Gonçalves Rocha

Nós aqui educamos para isto.
Nós aqui temos isto!

Contactos
helenagoncalvesrocha@gmail.com
Miúdos e Graúdos, Clínica Médica
Av. Pinhal da Aroeira, Lt 562
Aroeira Shopping area Lj 18
Herdade da Aroeira
2820-566 Charneca da Caparica
TEL.: 212 977 481

1420840749_facebook-512

Fotografias: D.R.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *