Text Drive por Jorge Afonso

MINI “TEXT-DRIVE” POR JORGE AFONSO

andamos

A MINI chegou ao lado do sul do Tejo pelas mãos da A.M.G. Car e convidou algumas figuras a experimentar um MINI num percurso aqui da Margem Sul e o resultado está no “text-drive” onde nos contam (quase) tudo.

JORGE AFONSO – Jornalista

Para guiar em todos os pontos cardeais

O dia começou com um contratempo. Um engano no percurso e uma saída errada numa rotunda levou-me para o centro de Almada. Há anos que lá não ia. Pude constatar uma cidade diferente, com o metropolitano de superfície a pautar a paisagem urbana e o trânsito. Pareceu-me melhor, bastante melhor do que conhecia. E dar a conhecer a Margem Sul tem sido a aposta do Lisbon South Bay Blog.

O objetivo da deslocação era um test drive com a Mini. O modelo disponibilizado pelo projeto – http://lisbonsouthbayblog.pt/ – foi o Clubman. Ainda não tinha tido oportunidade de o conduzir e gostei. E a manhã passada a conduzir na baía a sul de Lisboa permitiu também ficar a gostar mais da zona.

A primeira coisa que o distingue, além da boa aparência, são as portas. Para um Mini parecem muitas – cinco e com a traseira “dividida em duas” a abrir em paralelo. Além de ter mais portas é também maior e onde se nota é na bagageira, com uma capacidade razoável e, caso se baixem os bancos traseiros, bastante generosa. Uma mais valia para um carro que tem a reputação de ser pequeno, mas que neste modelo não fica a dever aos concorrentes diretos.

Assim que entramos a sensação é agradável. O interior faz jus ao exterior e a o modelo ensaiado, com o pacote John Cooper Works a revelar distinção e atenção aos pormenores. Como por exemplo a iluminação no habitáculo, multicolor, que permite a personalização e selecção do ambiente em que se quer viajar. Esta versão vem ainda com ligação Bluetooth, que permite usar o telefone sem tirar as mãos do volante – um apetrecho de segurança fundamental – e porta USB para que se possam usar dispositivos media. Uma chamada recebida e outra feita, uma rápida passagem por várias rádios e um vislumbre da informação sobre o veículo revelaram uma consola central do computador de bordo fácil de usar.

 Ao volante a sensação é de confiança. O motor – um 1.500 cc com 116cv a diesel – revelou capacidade de resposta às solicitações, com uma aceleração competente e recuperações eficazes. A direcção é correta e a caixa de velocidades precisa. O roteiro permitiu explorar o comportamento do Mini em diferentes situações, com pavimentos em pior ou melhor condição, em estrada e em cidade, com velocidade mais altas e mais baixas, em regimes mais elevados e mais tranquilos. A condução, nas suas várias variantes, foi sempre tranquila e o carro revelou-se divertido e sempre seguro.

Com um preço a rondar os €35.000, o Mini Clubman uma opção para quem procura um carro que é ao mesmo tempo familiar e desportivo, de boa aparência e qualidade.

Nos dias 4 e 5 de junho vais ter oportunidade de sentares-te ao volante de um MINI e conheceres a verdadeira sensação Go-Kart. O MEET MINI é na Costa da Caparica e para fazeres um test-drive inscreve-te aqui.

Text Drive por Jorge Afonso Text Drive por Jorge Afonso

Be MINI.

Nós aqui temos MINI.
Nós aqui temos isto.

Texto: Jorge Afonso
Fotografia: Zito Colaço

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *