caldeirada-de-peixe

NÓS AQUI, TEMOS CALDEIRADAS. MARÇO.

degustamos

Nós aqui temos caldeiradas daquelas em que queremos estar “metidas”, caldeiradas das boas, que quanto mais “espécies” entram, mais apetece saborear.

Ora comecemos pela caldeirada de Sesimbra. E “quem” é que se mete nisto? O tamboril, o safio, tremelga e pata-roxa, ou caneja, como é conhecida em Sesimbra. Estes são os peixes indispensáveis na Caldeirada “À Pescador”, uma referência na gastronomia sesimbrense. Mas há quem lhe junte outras espécies capturadas pela frota local.

Antigamente, o peixe era apanhado no próprio dia e não eram raras as ocasiões em que algumas espécies mais nobres, como o cherne ou a lagosta, entravam na receita. As mãos fortes e calejadas que empatavam o anzol, recolhiam e amanhavam o pescado eram as mesmas que elaboravam delicadamente a melhor caldeirada e a irresistível massa confecionada com o caldo.

Para dar o devido protagonismo a este prato típico e às espécies capturadas pela frota sesimbrense de 24 a 27 de março ocorre a iniciativa Caldeiradas de Sesimbra. Sesimbra é Peixe, por isso não podia faltar a caldeirada.

Os restaurantes interessados em participar no evento podem inscrever-se até 4 de março. A ficha de inscrição, disponível aqui (http://www.cm-sesimbra.pt/frontoffice/pages/1077?news_id=4720),

pode ser entregue pessoalmente ou enviada para a Câmara Municipal de Sesimbra, Gabinete de Apoio às Pescas e Ruralidade, Rua da Cruz n.º 24 – A, 2970-735 Sesimbra, com o telefone 21 228 87 14, ou para o e-mail pescas.ruralidade@cm-sesimbra.pt.

Já a Costa da Caparica iniciou o concurso de Caldeiradas à Pescador, um certame já tradicional da Costa da Caparica. Realiza-se há 32 anos, mas devido a uma mudança no título da competição, esta é a 12ª edição do Concurso tal como é denominado agora. Esta iniciativa pretende promover o turismo local através de uma Confraria que estará prestes a ser lançada. O concurso termina a 20 de março e os Restaurantes a Concurso onde pode saborear a caldeirada à Pescador são:

– Cabana do Pescador
– Horizonte (Ever Caparica hotel)
– O Camões
– O Golfinho
– OHHH TC
– Praia do Castelo
– Só grelhados
– Põe-te Fino II
– Tarquinio

Meta-se em caldeiradas e venha à Lisbon South Bay saborear esta iguaria.

Nós aqui temos Caldeiradas.
Nós aqui temos isto.

1 reply
  1. prevent hangovers
    prevent hangovers says:

    Oh my goodness! Incredible article dude! Thank you, However I am having
    problems with your RSS. I don’t know the reason why
    I can’t join it. Is there anybody else having identical
    RSS issues? Anyone that knows the solution will you kindly respond?

    Thanx!!

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *