Helena Gonçalves Rocha

O INFERNO MATINAL – COMO TRANSFORMÁ-LO EM PARAÍSO

ASSINATURA 2 1

Para mim, o mês de Setembro tem quase o mesmo significado de uma passagem de ano. Todo um novo ciclo se inicia. Os miúdos num novo ano escolar, este ano em novas escolas, são as atividades fora de escola que têm que se coordenar com os nossos horários, são os avós sempre disponíveis para novas funções e sempre prontinhos a ajudar. E somos nós que depois de uma semanas de férias habitualmente temos mais trabalho à nossa espera.

Por outro lado, todos os anos eu faço grandes propostas de mudança., vou começar no ginásio, vou levantar mais cedo para ir correr, vou ser mais criativa e organizada para não entrar em parafuso logo no primeiro mês… Enfim, quase como comer as 12 passas e formular desejos.

Este ano não foi excepção, mas posso dizer-vos, baixinho para não agoirar, que as mudanças estão mesmo a dar resultado e que quase como que naturalmente tudo se está a encaixar, sem stress durante este mês de Outubro.  As manhãs têm sido tranquilas, com caras sorridentes e sem 2 adultos exaustos a sair de casa para o trabalho.

E então quais são os truques, que dicas poderei eu partilhar convosco?

1. Primeiro tu!

Se te deitaste muito tarde, se estás exausta logo pela manhã, como pode haver boa disposição e paciência para organizar tudo de manhã? As manhãs exigem energia e criatividade da tua parte! Sugestão: dormir o máximo que consigas (e para isso não podemos querer fazer tudo durante a semana de trabalho!); acorda mais cedo que eles para te poderes arranjar e respirar fundo antes de os ajudares; envolve a/o tua/teu companheira/o se os horários o permitirem (alterna quem leva à escola ou distribui as tarefas de ajuda pelos dois); cuida de ti durante o dia (arranja um momento, nem que sejam 10 minutos, para respirar fundo!). A minha descoberta deste mês foi: tentar dar uma arrumação geral à casa e deixar semi-preparada as rotinas de regresso a casa. De manhã temos muito mais energia e quando chegamos a casa parece que passou por lá uma fada, divinal!

2. Cria o teu momento com as crianças!

Como te sentes se quando chegas ao teu trabalho o teu chefe está logo maldisposto e mal te diz bom dia? É difícil ficar bem-disposta assim, certo? Aproveita a manhã, nem que sejam 2 minutos, para criar “aquele momento” com o(s) teu(s) filho(s). Um abraço na cama, um acordar carinhoso, o “autocarro” que espera por eles para os levar às cavalitas para a casa de banho, uma pequena conversa, um “bom dia” bem-disposto (mesmo que não seja imediatamente retribuído!) é muitas vezes o suficiente para acordar mais tranquilo e começar melhor o dia.

3. Prepara as coisas no dia anterior!

As mochilas, as roupas, as lancheiras – tudo o que puder ser preparado no dia anterior, prepara! E envolve-os nas escolhas e na preparação, conforme a idade maior envolvimento haverá, porém quanto mais cedo começarem a responsabilizar-se por esta organização prévia, tanto melhor.

4. Respeita a individualidade de cada criança!

Sabemos que existem crianças (e adultos!) que acordam cheios de energia e boa disposição pela manhã. E outras em que parece que começam a “funcionar” perto da hora de almoço. Algumas que começam logo a conversar e outras que preferem que não lhes digas nada. A minha mãezinha sempre respeitou o “monstro” que vagueava lá por casa logo pela manhã e muito lhe agradeço por essa generosidade. Alguns miúdos acordam cheios de fome e outros  ficam maldispostos só de pensar em comida de manhã. Sê flexível e criativa! Não forces muita conversa se o teu filho não quer conversar; não faz mal de vez em quando só comer no carro durante a viagem para a escola ou reforçar o lanche a meio da manhã. Simplifica, palavra essencial para utilizar logo de manhã. Escolhe as tuas batalhas, há umas que não valem mesmo a pena.

5. Dá opções!

“Mãe, não quero vestir isto!! Não gosto destes sapatos! Não quero comer cereais!” Dá opções de escolha! Como exemplo: dá algumas opções de roupa, mas permite que ele escolha entre elas; deixa-o escolher o que quer vestir desde que leve um casaco; deixa-o escolher o que comer, desde que sejam opções que consideres saudáveis ou desde que seja ele a preparar o pequeno almoço. Acima de tudo respeita os teus limites e os deles.

Dia-a-dia

6. Envolve-os!

O balanço entre a autonomia, a responsabilidade e a ajuda necessária é fundamental. Conta que precisem da tua ajuda para passar a difícil rotina matinal. Mas de acordo com a idade, vai-lhes dando autonomia e responsabilidade (no toque do despertador, na preparação do pequeno almoço, etc). Queremos que cooperem, mais do que “obedeçam”. Conversa e planeia em família (com as crianças também!) como podem organizar melhor as manhãs, de modo a ser mais fácil para todos.

7. Uma coisa de cada vez!

“Põe a roupa suja no cesto, lava os dentes, calça-te e depois vem tomar o pequeno almoço. Mas não esqueças a mochila!” Ordens! Ordens! Ordens!!! Uma sequência que entra por um ouvido e às vezes sai pelo outro, porque não só cria maior tensão e stress, como são demasiadas coisas para decorar e fazer ao mesmo tempo. Experimenta dizer uma coisa de cada vez. Ou criar uma lista de coisas a não esquecer de manhã.

8. Vive cada momento!

Respira fundo, dá um bom dia ao Mundo! No teu banho, no abraço ao teu filho, no primeiro olhar do dia pela janela, na cor da roupa que escolhes para vestir, na música que escolhes ouvir de manhã, na condução até à escola (já agora, se tiveres hipótese de ir a pé, nem que seja parte do percurso, caminha!!!! Faz milagres ;)). Vive cada manhã com mente de principiante. Não é fácil. Mas é gratificante!

Helena Gonçalves Rocha

Nós aqui educamos para isto.
Nós aqui temos isto!

Contactos
helenagoncalvesrocha@gmail.com
Miúdos e Graúdos, Clínica Médica
Av. Pinhal da Aroeira, Lt 562
Aroeira Shopping area Lj 18
Herdade da Aroeira
2820-566 Charneca da Caparica
TEL.: 212 977 481

1420840749_facebook-512

Fotografias: D.R.

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *