OS MENINOS NÃO BRINCAM COM BONECAS! OU BRINCAM?

OS MENINOS NÃO BRINCAM COM BONECAS! OU BRINCAM?

Helena

“Os meninos não brincam com bonecas, onde já se viu?”

Foi desta forma que foi recebida a minha ideia de dar um bebé com fralda ao meu filho de 2 anos. Na altura todos os nossos amigos tinham filhos rapazes e a oportunidade de brincar com bonecas era quase nula. Era uma ternura ver como ele adormecia o bebé e o punha gentilmente para dormir. Mais ainda, quando o queria levar para a praia e pô-lo debaixo do chapéu para não apanhar Sol. Mais tarde teve um carrinho de passeio para o seu bebé, adorava passear perto de casa e verificar que adormecia depois de um bocadinho.

OS MENINOS NÃO BRINCAM COM BONECAS! OU BRINCAM?

O meu filho teve muitos bonecos, ursos, tropas, carros, camiões e jogos de construção, mas porque não um bebé como os de verdade?

Embora já se apregoe a livre escolha e a tentativa de não estereotipar, ainda entramos nos hipermercados em época de Natal e encontramos os corredores cor de rosa, da Menina, e os corredores azuis do Menino.

Pois eu, com a minha filha nunca saí do corredor Azul. Carros, jogos de construção, bolas, enfim um cem número de hipóteses que lhe permitiram ter opção de escolha e diversão, enquanto se acumulavam os bebés e bonecas no canto do quarto.

Como eu os compreendo…a minha infância foi muito “brincada” com o meu grande amigo e vizinho Nuno. O momento alto das nossas brincadeiras resumia-se à troca secreta de brinquedos. Ele podia brincar com a minha Tucha Mergulhadora e as suas roupas (impecáveis, pois eu nunca brincava com elas) e ele deixava-me brincar com os seus inúmeros carros de corrida. Que satisfação! Resta dizer que o meu brinquedo eternamente recordado foi um carro de bombeiros com uma escada elevatória .

No entanto parece mais fácil aceitar que uma menina goste de carros e bola, do que naturalmente oferecer uma boneca a um menino.

Mas então porque será tão importante, permitir que os meninos também brinquem com bonecas?

OS MENINOS NÃO BRINCAM COM BONECAS! OU BRINCAM?

Os meninos brincam com bonecas porque é importante que as crianças imitem os papéis que vêem os adultos desempenhar. Porque muitos homens desempenham um  papel ativo no cuidado e educação das crianças.

Os meninos brincam com bonecas porque é importante a aprendizagem e prática de competências sociais através do jogo simbólico cooperativo.

Os meninos brincam com bonecas para que um dia mais tarde possam ser um pai, tio, irmão mais velho, amigo ou companheiro,carinhoso, afetuoso e confiante.

Os meninos brincam com bonecas para que sejam capazes de expressar os seus sentimentos sem receios, demonstrar os seus afetos e mostrar que se preocupam e sabem cuidar.

Os meninos brincam com bonecas porque eles podem ser aquilo que quiserem. Porque podem escolher livremente e com confiança a sua profissão, os seus hobbies, o seu percurso de vida.

Os meninos brincam com bonecas porque gostam. Porque é divertido!.

Da próxima vez que tiver que oferecer um presente a um menino, pense bem…
Helena Gonçalves Rocha

Nós aqui educamos para isto.
Nós aqui temos isto!

Contactos
helenagoncalvesrocha@gmail.com
Miúdos e Graúdos, Clínica Médica
Av. Pinhal da Aroeira, Lt 562
Aroeira Shopping area Lj 18
Herdade da Aroeira
2820-566 Charneca da Caparica
TEL.: 212 977 481

1420840749_facebook-512

Fotografias: D.R.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *