fertagus_bancos

PARE, LEVANTE A CABEÇA E OLHE EM REDOR. Por Catarina Laborinho

agradecemos isto 1

Pare, levante a cabeça e olhe em redor!!!
Não, não é o slogan para nenhuma campanha de sensibilização da Fertagus, mas bem que podia ser. Se há coisa que me irrita nesta vida é o “abarbatananço”* de algo, ou alguma coisa que não nos é devida.

Todos nós, conhecemos a linguagem pictórica, a ISOTYPE International System of Typographic Picture Education, e de uma forma direta ou indiretamente somos constantemente bombardeados com estes pictogramas, mas, temos que saber olhar, ver e acima de tudo respeitar.

(Estou mesmo irritada a sério!)

Entrar no comboio e ver: lugar para grávidas ocupado por homens, lugar de idosos ocupado por miúdos que estão ao telefone a contar o quão divertida foi a noite, tropeçar nas escadas porque alguém, apenas porque sim, se mantém sentado aquando a chegada a uma estação, onde sou obrigada, no meio de mil pedidos de desculpa e licença, passar aos pulinhos para não incomodar… a sério?! A mim parece-me apenas muito estúpido!!!

E até quando?! Até quando deixamos de ocupar um lugar que não nos pertence?! Mesmo que o possamos fazer, “bora lá” levantar a cabeça e olhar em redor?!

Sabemos que há menos lugares, é verdade. Sabemos igualmente que os comboios estão mais cheios, também é verdade. Mas acima de tudo, e porque somos um país civilizado temos que saber olhar em redor e perceber que mesmo cansados pode haver alguém a precisar ainda mais daquele lugar, do que eu.

A sério, na próxima vez que andar de Fertagus, PARE, LEVANTE A CABEÇA E OLHE EM REDOR.
*Abarbatananço não quer dizer nada, em português correto, mas para mim, e em modo de gíria, é a apropriação indevida de algo!! E é “isto” com que ultimamente me tenho deparado nos comboios da Fertagus.

Nós aqui agradecemos!

 

Texto: Catarina Laborinho

FERTAGUS, LSBblog

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *