pedras

PEDRAS QUE CONTAM HISTÓRIAS

Helena

Os dias já estão mais curtos e o frio teima em não vir. As brincadeiras na rua continuam a saber muito bem. Vocês já sabem o quanto eu privilegio uma boa brincadeira na rua, de preferência em contacto com a Natureza. Pois bem, desta vez trago-vos uma brincadeira que tem um misto das duas coisas, lembranças de verão e o quentinho da lareira do Inverno.

Lembram-se dos longos passeios de Verão junto ao mar ou ao rio, onde delicadamente se dedicaram a apanhar pedras? Umas redondas, outras mais ovais, as mais bonitas de todas acabaram por vir convosco num grande balde. E agora? O que fazer a tanta pedra?

Com toda a vossa criatividade e com ajuda dos seus filhos, podem dedicar-se a decorar estas mesmas pedras. Com marcadores fininhos e finalizando com uma camada de verniz podem aproveitar os finais de tarde para eternizar memórias das férias, fazer uma pequena lembrança para o Natal ou ainda construir um Saco de Pedras que Contam Histórias.

Pedras

Quem gosta de contar e ouvir histórias não precisa depender só dos livros. Podemos construir um “Saco de Pedras que contam Histórias”. A ideia é muito simples a partir de personagens, cenários e objetos poderemos construir um belo enredo, registando estes desenhos em cada uma das pedras. Esta brincadeira para além de ser divertida, o que é essencial, é excelente para desenvolver a oralidade, a criatividade e consegue reunir toda a Família na elaboração da brincadeira e depois na própria brincadeira em si.

Pedras

Depois da pintura feita é hora de nos sentarmos em roda e uma das crianças retirar uma das pedras do saco e iniciar a história:

“Era uma vez… – a ilustração da pedra deverá sempre entrar no enredo. Poder uma Lua, que indica a noite. Pode ser um castelo, onde toda a história se passa, uma coroa, que nos lembra que temos uma princesa na nossa aventura, ou mesmo uma bruxa que quando aparece consegue dar um clima de suspense a toda a história. A ideia é que cada um consiga aguardar a sua vez e que consiga enquadrar a sua Pedra na trama da história.

Digam lá que não promete ser divertido?

pedrasPedras

Experimentem, se ainda não têm as pedras aproveitem para emergir na Natureza e recolherem bastantes para poderem ter hipótese de escolha. Prefiram as mais lisas, pois são bem mais fáceis de desenhar.

Decorem em conjunto o Saco das pedras que Contam Histórias e guardem as vossas pedrinhas. Depois, aproveitem os dias ainda solarengos e vão fazer a roda das histórias para a praia.

Boa semana e divirtam-se com quem mais amam!

Helena Gonçalves Rocha

Nós aqui educamos para isto.
Nós aqui temos isto!

Contactos
helenagoncalvesrocha@gmail.com
Miúdos e Graúdos, Clínica Médica
Av. Pinhal da Aroeira, Lt 562
Aroeira Shopping area Lj 18
Herdade da Aroeira
2820-566 Charneca da Caparica
TEL.: 212 977 481

1420840749_facebook-512

Fotografias: D.R.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *