Helena

PORQUE É TÃO IMPORTANTE A MEMÓRIA DE TRABALHO? Por Helena Gonçalves Rocha

Helena

Já alguma vez foi ao supermercado sem uma lista pensando que se lembraria de tudo o que lhe fazia falta, mas quando chega a casa descobre que se esqueceu de várias coisas? Se assim foi, significa que já experimentou as limitações da sua memória de trabalho.

A memória de trabalho é o nosso POST -IT que utilizamos para guardar a informação necessária até que seja necessária.

Cada vez menos temos oportunidade de a exercitar, já não mandamos os nossos filhos fazerem recados à loja mais próxima, já não memorizamos os números de telefone dos amigos, enfim, hoje em dia as crianças têm muita dificuldade em reter a informação dada, e consequentemente em prestar atenção e aprender.

A memória de trabalho ajuda as crianças a reterem informação até necessitarem de a usar.
A memória de trabalho tem um papel extremamente importante na atenção e no cumprimento de instruções.

Fracas competências ao nível da memória de trabalho podem afetar a capacidade de aprendizagem em diferentes matérias, nomeadamente na leitura e na matemática.

Helena

Cada vez mais, na minha prática profissional me deparo com crianças com este tipo de dificuldade, com inúmeras dificuldades de concentração, com muita dificuldade na aquisição das competências matemáticas, porém, a boa notícia é que é possível ajudá-las com programas específicos a treinar estas mesmas competências.

Mas, estas dificuldades e esta falta de treino da memória de trabalho é generalizada à maioria das crianças e nós Pais, podemos no dia a dia, apresentar alguns desafios para que rotineiramente possam desenvolver estas competências tão necessárias para uma adequada aprendizagem.

Deixo-vos algumas sugestões que poderão ser úteis :

1# Estimule as competências visuais do seu filho
Encoraje o seu filho a criar um quadro na sua cabeça sobre aquilo que acabou de ouvir ou ler. Por exemplo, quando lhe pedir para colocar a mesa para 5 convidados, peça-lhe que imagine na sua cabeça como a mesa irá ficar. Depois peça-lhe que faça um desenho disso mesmo. E, à medida que ele for melhorando as suas competências visuais,  poderá descrever-lhe só a imagem sem necessitar de a desenhar.

2# Peça ao seu filho que o ensine
Ser capaz de explicar ao outro como se faz algo, implica organizar a informação e completá-la mentalmente. Se o seu filho está a aprender uma nova competência, por exemplo o drible do basquetebol, peça-lhe que o ensine a fazê-lo.

3# Sugira jogos que solicitem a memória visual
Existem muitos jogos de pares que o podem ajudar a desenvolver a memória visual. Outro jogo possível que pode fazer será colocar uma pequena quantidade de objetos ( 5 a 10  conforme a idade da criança) em cima da mesa, dar algum tempo à criança para que os tente memorizar (tire uma foto mental) e de seguida pedir que os enumere, ou retirar um dos objetos para que tente saber qual o que falta.

4# Jogos de cartas
Jogos simples como o Uno podem desenvolver a memória de trabalho de duas formas, por um lado a criança tem de reter as regras do jogo em mente, por outro lado tem de saber quais as cartas que tem e quais as cartas que os outros já jogaram.

Helena

5# Cumprir pequenos recados
Mesmo dentro de casa é possível treinar esta competência. “ Vai ao quarto do teu irmão e traz-me as calças azuis, o casaco preto e o livro de histórias”. Se o quarto for longe ou se no caminho for distraído por alguma coisa é quase certo que a tarefa não se vai cumprir, mas após algum treino é certo que será um sucesso.

Vá tentando criar novos desafios, caso tenha alguma ideia que queira partilhar nós agradecemos!
Caso verifique que esta situação já interfere nas aquisições escolares do seu filho, não hesite em procurar  um Profissional.Até lá divirtam-se a brincar com os vossos Filhos e …
Bom Fim de semana!

Helena Gonçalves Rocha

Nós aqui educamos para isto.
Nós aqui temos isto!

Contactos
helenagoncalvesrocha@gmail.com
Miúdos e Graúdos, Clínica Médica
Av. Pinhal da Aroeira, Lt 562
Aroeira Shopping area Lj 18
Herdade da Aroeira
2820-566 Charneca da Caparica
TEL.: 212 977 481

1420840749_facebook-512

Fotografias: D.R.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *