QUALIDADE DO AR MELHORA NA MARGEM SUL. “LIKE IT, LIKE IT, LIKE IT”*.
A qualidade do ar na área metropolitana de Lisboa melhorou nos últimos 30 anos, revelou um estudo divulgado esta segunda-feira.
Os Investigadores do cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais e do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), em colaboração com cientistas da Faculdade de Ciências e do Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa, tiraram estas conclusões através da utilização de líquenes e briófitos, muito sensíveis aos poluentes existentes no ar.
Os líquenes consistem na associação entre fungos e algas, enquanto os briófitos englobam três grandes grupos de organismos. O estudo foi publicado na revista científica Ecological Indicators e comparou dados recolhidos entre 1980-1981 e entre 2010-2011.
Segundo Cecília Sérgio, coordenadora do estudo e investigadora no cE3c, os valores de poluição são mais baixos devido às restrições e regulamentações ambientais que modificaram a qualidade do ar para melhor.
Um dos locais onde esta melhoria se verificou foi na Margem Sul (ah, pois é), que suportava diversas indústrias no Barreiro e Seixal, com bastante peso nos níveis de poluentes que emitiam, acrescentou.
Mais um bom motivo que torna a nossa região de excelência. Mais um bom motivo para melhorar a nossa qualidade de vida.
Nós aqui temos melhor qualidade do ar.
Nós aqui temos isto.
Fonte: O Observador
Texto: Marlene Gaspar
Fotografias: Zito Colaço
* Like it – Gostamos. (Apesar de não estarmos “para amar” os ingleses, usamos o seu idioma).
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!