Mafalda Correia

QUEM É O TERAPEUTA DA FALA? por Mafalda Correia

educamos para 1

A Dra. Mafalda Correia partilha e sensibiliza para o papel e importância da Terapia da Fala que pode ser adequado dos 8 aos 80. Como a comunicação é uma técnica que nós aqui valorizamos muito, não negue uma ciência que à partida desconhece.

por Mafalda Correia

De acordo com a Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (APTF), o Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico e intervenção das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal. O Terapeuta da Fala intervém, ainda, ao nível da voz, fala, motricidade orofacial, fluência e deglutição. Para além das suas inúmeras áreas de intervenção, também o publico alvo é amplo, começando por avaliar e intervir desde os recém-nascidos aos idosos, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação, melhorando, assim, a sua qualidade de vida (APTF, 2007).

O Terapeuta da Fala pode exercer as sua funções em Instituições de prestação de cuidados de saúde primários, diferenciados e continuados (centros de saúde, hospitais, centros de medicina de reabilitação), instituições particulares de solidariedade social, instituições de reinserção social, centros de dia e lares de idosos, creches e jardins de infância, escolas do ensino básico e secundário, estabelecimentos de ensino particular e cooperativo, área da Investigação e/ou docência, unidades de investigação, universidades públicas e privadas, consultórios/gabinetes/clínicas privadas, domicílio dos utentes e empresas de cuidados ao domicílio (APTF,2007).

Pessoalmente, apostei nas áreas que incidem ao nível da linguagem oral e escrita, fala e voz. Quanto ao meu público alvo, trabalho maioritariamente com crianças, nas áreas acima mencionadas, contudo, também trabalho com adultos na área da patologia vocal.

Ser Terapeuta da Fala, não passa apenas por ser um técnico da comunicação, passa também, e acima de tudo, por sermos um ser humano dedicado e sensível aos nossos pacientes, quer sejam eles crianças ou adultos, pois ambos têm as suas necessidades e interesses diferentes. Acresço ainda, a importância dos contextos que envolvem os nossos pacientes, nomeadamente, a família, o colégio, escola, trabalho e locais de lazer, pois se todos trabalharmos em conjunto para o mesmo fim, a intervenção e o sucesso terapêutico, terão, certamente, uma maior percentagem de sucesso.

Nós aqui temos Terapia da Fala.
Nós aqui temos isto.

Texto introdução: Marlene Gaspar
Texto: Drª Mafalda Correia do Centro de Implantologia de Almada

Praça da Liberdade, 1 J Almada
Telefone: +351 21 276 32 09
Telemóvel: +351 96 758 84 02
Email: clinicanunoalegria@hotmail.com

Post em parceria com o Centro de Implantologia de Almada

logo PB

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *