Familia

QUER O SEU FILHO FELIZ? DÊ-LHE MAIS EXPERIÊNCIAS E MENOS COISAS. Por Helena Gonçalves Rocha

Helena

Esta semana deparei-me com um artigo que enumerava todas as vantagens de “viver” em vez de “ter”. Uma equipa de investigadores da Universidade de Toronto debruçou-se sobre esta temática e concluiu que, também as crianças são mais felizes com as experiências que vivenciam do que com a última novidade dos brinquedos.

Os resultados das  investigações são claros  se você quer ser Feliz, deverá gastar mais dinheiro em experiências e não em coisas.
Cindy Chan, professora auxiliar na Universidade de  Toronto e principal responsável por esta investigação, concluiu que as “expeirências –presente” tem uma maior probabilidade de construir memórias de longa duração para os miúdos devido às conexões emocionais  que são ativadas quando fazemos alguma atividade em vez de possuirmos alguma coisa. “ Uma “experiência- presente ativa uma resposta emocional forte a quem a recebe – como o medo numa descida de rappel, a excitação de um concerto de música ao vivo ou a calma desencadeada por uma experiência num spa – e é bem mais intenso emocionalmente do que a possessão material “ – afirma Chan.

E porque serão tão importantes estas memórias de infância? Elas ajudam a construir alicerces emocionais fortes aos quais as crianças podem recorrer ao longo da sua vida sempre  que se sentem tristes , stressados, ansiosos ou preocupados. Segundo a psicoterapeuta infantil Dr. Margot Sunderland, as memórias positivas ajudam as crianças a regular o stress, aumentam o tempo de atenção, estimulam a concentração e desenvolvem de forma global a saúde física e mental. As memórias felizes servem como “âncoras”que dão conforto aos miúdos quando as suas vidas atravessam uma fase menos boa.
Não só as experiências ajudam as crianças a construir uma base sólida de memórias felizes, mas também ajudam a promover o desenvolvimento do cérebro. “Um ambiente enriquecido oferece novas experiências que são fortes na interação social, física, cognitiva e sensorial combinada”, disse Sunderland. Cada vez que você faz algo que está fora das suas atividades habituais, você dá aos seus filhos a hipótese de ver, cheirar, ouvir e tocar coisas diferentes que irão adicionar às suas experiências globais e desta forma ajudar a enriquecer os seus cérebros.

Screen Shot 2017-04-28 at 15.24.32

Não será por acaso que as grandes personalidades quando são entrevistadas sobre a sua infância partilham memórias de experiências vividas e não de tudo aquilo que possuíram.
E será que importa para onde se vai?
A investigação deixa-nos uma  questão: será que o tipo ou tamanho da experiência importa?

Será que uma saída em família à gelataria local constrói uma memória tão forte como umas férias em família na Eurodisney?
Você ficará feliz em saber que isso não importa. Na verdade, as crianças são mais propensas a ter uma memória forte e reconfortante de uma saída especial para comer um gelado em que a sua família estava animada e envolvida  do que de uma viagem emocionante, mas estressante para o “lugar mais feliz na Terra”.

A minha amiga Maria teve essa mesma experiência na primeira pessoa quando levou as duas filhas à Eurodisney e a única coisa que elas queriam fazer era aproveitar e nadar na piscina do Hotel. Eu própria – já com filhos adolescentes – sei que eles muitas vezes falam dos passeios de Verão em que nos molhávamos nos aspersores de relva dos jardins de Belém  como uma das suas memórias inesquecíveis.
Na verdade, eu acredito que o segredo  está na forma como os pais encaram estas aventuras, e que quanto mais relaxados estivermos melhor correrá, com toda a certeza. Viagens sem agenda e sem stress são aquelas que os miúdos mais se divertem.
Na verdade, quando eles crescem as “coisas” acabam por se deitar fora, já as memórias, essas, ficam connosco para sempre.
Como tal, aproveite e lembre-se, invista o seu dinheiro em experiências memoráveis com quem mais gosta. Vai ver que vai valer a pena!

Helena Gonçalves Rocha

Nós aqui educamos para isto.
Nós aqui temos isto!

Contactos
helenagoncalvesrocha@gmail.com
Miúdos e Graúdos, Clínica Médica
Av. Pinhal da Aroeira, Lt 562
Aroeira Shopping area Lj 18
Herdade da Aroeira
2820-566 Charneca da Caparica
TEL.: 212 977 481

1420840749_facebook-512

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *