mãos-sol

SABIA QUE AS SUAS MÃOS TAMBÉM CURAM?

RITA

Se nos magoamos, qual é a nossa primeira reacção? Protegemos a ferida com as mãos. Se queremos apoiar alguém que atravessa a passadeira, o que fazemos? Damos-lhe a mão.

Estes e outros exemplos mostram como usamos as mãos instintivamente no nosso dia-a-dia. As mãos permitem-nos sentir, explorar, concretizar, trocar, cuidar… e curar.

Sendo um dos pontos energéticos do nosso corpo, as palmas das mãos assumem um papel especial quando falamos em cura ou terapia energética. A capacidade de cura é inerente a todos nós e não somente a um número reduzido de pessoas. Simbolicamente, se voltarmos a palma da mão para cima recebemos, se a voltarmos para baixo emanamos, enviamos.

Enquanto terapeuta de Reiki sou muitas vezes questionada pelas pessoas que têm interesse em aprofundar os conhecimentos nesta área, se terão capacidade ou não, ou se este caminho está designado apenas aos “iluminados”. Estas questões surgem principalmente quando a pessoa experiencia a terapia de Reiki e sente alterações significativas no seu bem estar e daí o interesse em obter mais informação. Assim, se é verdade que o estudo e a prática de Reiki constantes aprimoram e especializam os terapeutas, também é verdade que qualquer pessoa pode aprender e iniciar os níveis de Reiki, mesmo que seja para aplicar em si mesmo como uma ferramenta de auto-equilíbrio ou de auto-cura.

O monje budista japonês Mikao Usui é considerado o “pai” do Reiki e criou o Reiki Tradicional. Nos dias de hoje existem mais caminhos e orientações para quem quer fazer Reiki, sendo que o importante é perceber que, embora os percursos sejam diferentes, a essência é a mesma. Existem diferentes tipos de Reiki, mas a energia vital é comum a todos. O Reiki que pratico é o Reiki Estrelar com o qual me identifico bastante.

Mandala_Reiki_Estrelar

A formação do Reiki está dividida em três níveis (1, 2 e 3).

Ao fazer a iniciação através do primeiro nível propomo-nos a uma ligação mais intrínseca e honesta connosco, passando a ter um papel mais activo e consciente do trabalho desenvovido, normalmente iniciado numa terapia de Reiki.

É necessário fazer os três níveis de Reiki?

Cada nível incide sobre diferentes áreas que se complementam, no entanto não existe a obrigatoriedade de fazer os três níveis. O nível um relaciona-se com um processo de cura física, o segundo de cura emocional e o terceiro de cura mental e espiritual. Cada pessoa avalia se lhe é útil aprofundar os conhecimentos e quando.

Então somos todos terapeutas?

O Reiki permite voltar para dentro, para a essência, ir de encontro ao “eu” sem filtros, funciona como um espelho que nos reflete e é uma terapia que tem uns “braços” enormes que nos envolve e acolhe de forma sábia. Ao aplicarmos Reiki a nós próprios ou a outros estamos a contribuir para o bem-estar de alguém. No entanto ser terapeuta exige um estudo e prática significativos que são morosos, uma vez que a experiência é a chave para um bom trabalho. Isto significa que é necessário uma tomada de consciência após o momento em que se completa a formação de Reiki..

Acompanhar processos terapêuticos é algo exigente e de extrema responsabilidade, pois estamos a lidar com fragilidades de alguém que precisa de apoio e a terapia de Reiki exige uma sensibilidade e conhecimento energéticos significativos e, igualmente importante, um conhecimento sobre a forma como é organizada e transmitida a informação à pessoa.

Seja qual for o objectivo, se o compromisso consigo próprio passa por aprender este método de auto-ajuda, venha “pôr as mãos na massa”e comece com o primeiro nível! Vai surpreender-se com o que as suas mãos conseguem fazer!

Nós aqui temos energia.
Nós aqui temos isto e muito mais!

Rita Deus

Contactos
Om You / Gabinete holístico de bem estar
Rua Salgueiro Maia, 11E
Almada
TEL.: 963417455

1420840749_facebook-512

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *