brincadeiras

SER MÃE A BRINCAR Por Helena Gonçalves Rocha

Helena

Ser Mãe a Brincar ou Brincar de Ser Mãe?

Esta semana senti pela primeira vez a pressão para escrever algo associado ao Dia da Mãe, ser Mãe! Foi a primeira vez que percebi que liam aquilo que escrevia e que haveria alguma expetativa relativamente ao conteúdo. Uiii, pressão para mim é quase sinónimo de bloqueio. Brincadeiras de Pai e agora teriam de ser as Brincadeiras de Mãe.

Arrisquei um plano, uma estratégia. Adoro Brincar, sempre adorei e tenho o privilégio de o poder fazer todos os dias. Sou Mãe e claro está, sou Filha da Mãe. Logo, que tal perguntar aos meus filhos o que mais gostavam e recordavam das brincadeiras com a Mãe? Magnífico, não acham? E recordar todas as magníficas brincadeiras da minha Mãe? Questionar a minha Irmã, os meus sobrinhos? Encontrar um padrão e já está!

Da minha Mãe a Brincar recordo uma brincadeira  especial, “Era uma vez uma casinha”. Uma brincadeira carregada de afeto, carinho e toque, sentada no colo olhando a minha Mãe, ela dizia “Era uma vez uma casinha…com telhado, e passava as mãos no meu cabelo, com uma janela, outra janela, e passava a mão nos meus olhos, uma cortina, outra cortina, e fechava as minhas pálpebras. Descia para o meu queixo e simulando que subia uma escada com os dedos subia até à boca dizendo, – com umas escadas, uma porta, e passava a mão pelos meus lábios. E aí, a apoteose acontecia, – e uma campainha! E energicamente tocava na ponta do meu nariz, Triimmm! Delicioso, e cada repetição era como se fosse a primeira vez!

Claro que, quando fui Mãe, a Brincar repeti esta brincadeira vezes sem conta com os meus filhos e mesmo em contexto de trabalho é garantido este momento de relação, toque e afeto.

Da minha Mãe a Brincar recordo os imensos livros que sempre me deu, cheios de moral e como carinhosamente plantou em mim a enorme vontade de Saber, de ler, de procurar respostas para todas as minhas dúvidas.

brincadeira_filhos

Ser Mãe a Brincar

Da minha Mãe a Brincar, recordo de estar sempre a cantar “O Mar enrola na Areia”, com a sua voz não muito afinada e que acompanhávamos em coro alegremente.

Da minha Mãe a Brincar recordo os jogos de memória visual, as estratégias de memorização que mais tarde, em tempo de estudos me foram tão úteis.

Memórias partilhadas, o quanto é bom termos irmãos, ficaram o rebolar na relva, as inúmeras idas ao Parque, os jogos durante as viagens longas, os jogos de tabuleiro, o MasterMind, os Quatro em linha.

E  fiquei a pensar o quanto eu transportei para eu, a Brincar de Ser Mãe. Sem dúvida o gosto pelos livros, as brincadeiras na rua, a estimulação do pensamento. Obrigado Mãe, por seres a melhor Mãe a brincar!

Mãe que ainda brinca com os netos, abre e fecha a porta do elevador vezes sem conta quando vão embora, fingindo que fecha, mas não….

Quantos aos netos… o meu filho recorda as brincadeiras do Avião, deitada no chão equilibrando-o na planta dos pés, fizemos grandes viagens e a minha filha recorda os “ovos Praia”, brincadeira inventada numas férias em que recusava comer…

Será possível? Uma brincalhona como eu? Uma Mãe a Brincar com tanto esmero?

Fica-me a esperança que, talvez daqui a vinte anos, recordem as histórias contadas todas as noites, os fins de tarde depois da escola em que chegávamos, ligávamos a música e dançávamos até cair, as aventuras na praia e na floresta, as noites deitadas na relva lá de casa a contar estrelas e esperando uma estrela cadente para pedir Um Desejo…

Ser Mãe a Brincar é mesmo o melhor…
Feliz Dia Mãe e aproveite para recordar a sua Mãe a Brincar!
Helena Gonçalves Rocha

Nós aqui educamos para isto.
Nós aqui temos isto!

Contactos
helenagoncalvesrocha@gmail.com
Miúdos e Graúdos, Clínica Médica
Av. Pinhal da Aroeira, Lt 562
Aroeira Shopping area Lj 18
Herdade da Aroeira
2820-566 Charneca da Caparica
TEL.: 212 977 481

1420840749_facebook-512

Fotografias: D.R.

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *