ClinicaAlegriateam

SORRIR. SEMPRE. COM ALEGRIA.

METEMO-NOS

Se há coisa que é o nosso melhor ou pior cartão de visita é o sorriso. Podemos estar elegantérrimos, com tudo no sítio, boas roupas, acessórios, etc, etc, mas se o sorriso não está lá, está tudo estragado. Se há coisa que devemos usar e abusar e nunca é demais é o sorriso. Mas, se o sorriso está desastroso, temos a burra nas couves!

Se há coisa que uso naturalmente é o (sor)riso – e é tão genuíno que quando o vejo em fotos ou em vídeos nem sempre gosto dele. Penso logo para quê que arreganhei a tacha toda e não usei alguma contenção?! Mas isso não posso controlar. Já a limpeza e higiene posso. E quando digo higiene não estou a falar dos hábitos básicos, isso é dado adquirido. Falo da limpeza por um especialista que temos de fazer pontualmente. No meu caso são autênticos antes e depois, que o chato do tártaro teima em abocanhar-se aqui!

Só que só de pensar tratar desse assunto, já o meu coração palpitava. Antes desta última e entusiasmante experiência no Centro de Implantologia de Almada, tive um episódio dantesco noutra clínica! – episódio esse que enfatizou ainda mais o meu medo, medo não, pânico! Pânico à séria de me voltar a acontecer a cena mais surreal ao nível de danos físicos pelos quais passei e que resumo em 3 palavras – deslocação do maxilar! Estão a imaginar o que é? Quem passou por isto a minha total solidariedade quem não passou consiste em o queixo sair do sítio e ficar-se com a boca literalmente de lado, sem a conseguir abrir nem fechar. Implica também não conseguir falar!

Por isso diria que andava a modos que a empurrar com a barriga este assunto. Não queria pensar nisso. E eis que conheço a Margarida Alegria e que trocamos umas impressões sobre algumas das nossas preferências aqui na margem sul e percebo que ela faz parte do corpo clínico da Clínica Dr. Nuno Alegria, seu irmão no centro de Almada – o Centro de Implantologia. A Margarida é psicóloga e o irmão Nuno é médico dentista.

Tremi quando ouvi a especialidade do Nuno, pois tocou logo a campainha como lembrete e, apesar de alguma hesitação, achei que alguém com o nome Alegria tinha mais probabilidades que qualquer outro para me ajudar com isto. Mandei-me para fora de pé e quis saber mais sobre a clínica.

A Margarida, perdão a Drª Margarida é super boa onda e contou-me um pouco do seu trabalho no acompanhamento de crianças e adultos,  das  consultas de nutrição, das consultas de terapia da fala, de como trabalham em equipa e ainda, conseguiu fazer-me acreditar que lá ia fazer a minha destartarização sem medos, ou pelo menos com menos medo. E assim foi.

Marquei com o Doutor Nuno Alegria e fui lá ter a rezar a todos os santinhos para não sair como da última vez! O espaço é super central na Praça da Liberdade em Almada, por cima do McDonald’s e fui recebida pela simpática Jesus onde me apercebi que é acarinhada não só pela equipa, mas por todos os pacientes que ali estavam. Fez-me logo sentir mais à vontade, pois se tivesse que sair dali de rompante, com o maxilar fora do sítio, acho que conseguia encontrar um colo reconfortante!

Os meus pensamentos foram interrompidos pela Margarida que acompanhou um paciente à porta e que carinhosamente se despediu a prometer um bolo de iogurte feito por ele para a Jesus e para a Drª Margarida na próxima consulta. Só podem ser gente boa, foi o que pensei. Mais uma vez os meus pensamentos foram interrompidos pela chegada do Dr. Nuno Alegria. O meu nervosismo abanou, mas rapidamente esfriou quando ele esboçou o seu largo sorriso. Pensei, deve-se poder confiar num sorriso destes!

Aliás, uma coisa que me deixou muito confortável foi ver que toda a equipa tinha um sorriso estampado e cuidado. Ok, estão já a pensar que é óbvio porque é uma clínica dentária, mas calma aí, quantas casas de ferreiro com espeto de pau vocês conhecem? Ah, pois é. Mas adiante.

A Sónia, a assistente do Dr. Nuno, também sofria do mesmo mal da equipa, ou seja, acolhedora e muito simpática. Ambos me explicaram o que se ia passar, que é uma cena que eu aprecio. Deixem lá as surpresas para outros campeonatos! Lá referi o meu problema e o Dr. Nuno pôs-me logo à vontade. O já lhe ter acontecido, tranquilizou-me e não quis saber mais que isso. Para desgraça, já bastou a minha!

Explicou-me pacientemente como íamos fazer e não se pôs com exigências para abrir a boca. Pelo contrário. Perdi ali 10 quilos, se os tivesse a mais, com o alívio que senti. E fui perdendo mais à medida que íamos avançando. Explicou-me o que fazia tim-tim por tim-tim, perguntou-me se gostava da música, o que me conseguiu fazer esquecer por breves momentos o meu receio. Neonésimos de segundos, vá. O Centro de Implantologia é a Uber dos dentes.

A minha descontração ficou de tal forma que quando o Dr. Nuno partilhou comigo algumas dicas e truques e até me fez perguntar se achava que eu devia usar um aparelho! Quando acabei de fazer a pergunta e ouvi-me pensei – onde é que estás com a cabeça? Tu não queres saber disso! Mas, já tinha perguntado. Nunca tive o mínimo de satisfação de falar de saúde oral, até aquele momento.

ClinicaAlegriaequipa

Da esquerda para a direita: Sónia, Jesus, Dr. Nuno Alegria, Drª Margarida Alegria e eu em baixo.

Consegui “apanhar” a equipa junta e pedi alguns conselhos por causa da dificuldade de incutir o hábito espontâneo às minhas filhas na escovagem dos dentes e a conversa dava pano para mangas. Foi de tal maneira que surgiu a ideia de uma parceria para o blog para podermos ter um espaço de conselhos e recomendações que podemos divulgar. Et voilá, falámos e fechámos logo ali. Vamos ter conteúdos do universo Alegria para vos contar. E selamos com um sorriso estampado no rosto. E o meu, ainda melhor do que quando ali entrei.

Praça da Liberdade, 1 J Almada
Telefone: +351 21 276 32 09
Telemóvel: +351 96 758 84 02
Email: clinicanunoalegria@hotmail.com

Nós aqui sorrimos quase sempre.
Nós aqui temos isto.

Texto: Marlene Gaspar

Post em parceria com o Centro de Implantologia de Almada
0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *