brinquedos

TANTOS #BRINQUEDOS E AGORA?

ASSINATURA 2 1

Terminada a época de Natal todos nós assistimos ao afundar das nossas crianças em múltiplos brinquedos. Mais didáticos ou não, aqueles que foram infinitamente anunciados na Tv, ou aquela pechincha que se parte na primeira brincadeira. O que fazer com tamanha quantidade?

A existência de demasiados brinquedos em simultâneo inibe a criança de pensar e de agir. Quando se reduzem os estímulos, a criança consegue manter um foco de atenção mais prolongado, surge a possibilidade de valorizar o brinquedo, responsabilidade por cuidá-lo e partilhá-lo e por fim a possibilidade de exercitar a criatividade.

Então como poderemos escolher e organizar os brinquedos que ficam?

  • Antes demais, deveremos selecionar os brinquedos de acordo com aquilo que a criança pode fazer e não de acordo com o que o brinquedo faz, por si só.
  • Os brinquedos generalistas são bem mais apelativos e promotores da criatividade do que aqueles que ja possuem uma função pré-definida. Podemos deixar dois ou três brinquedos novos para que durante um tempo possam ser devidamente explorados .
  • Não podemos, no entanto, esperar que seja o brinquedo a fazer o seu trabalho. Muitas vezes os pais usam os brinquedos como babysitters. Sentamos os miúdos com os brinquedos e vamos ler o jornal ou lavar a loiça. Quando na verdade, o maior brinquedo somos Nós pais, quando nos envolvemos, quando damos o nosso tempo, quando observamos a brincadeira e incentivamos o passo seguinte, descrevendo cada passo, estimulando a linguagem e a relação. Observando, dando tempo, esperando a concretização e as novas respostas. Quando vamos até ao chão e redescobrimos o verdadeiro prazer de Brincar.

FullSizeRender-3

Na verdade, mais do que o brinquedo em si, importante mesmo, é brincar, vivenciar brincadeiras em conjunto e construir memórias futuras que perduraram para sempre, independentemente do tipo de brinquedo.

Helena Gonçalves Rocha

Nós aqui educamos para isto.
Nós aqui temos isto!

Contactos
helenagoncalvesrocha@gmail.com
Miúdos e Graúdos, Clínica Médica
Av. Pinhal da Aroeira, Lt 562
Aroeira Shopping area Lj 18
Herdade da Aroeira
2820-566 Charneca da Caparica
TEL.: 212 977 481

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *