TPC

TPC PARA FÉRIAS

Helena

As férias são sinónimo de tempo de descanso, ausência de rotinas, diversão, prazer, encontro entre famílias e amigos, construir, jogar, brincar, brincar e mais brincar.  Mas onde cabe neste cenário os infindáveis TPC?

Eu até entendo que no 1º ciclo a necessidade de consolidar os conhecimentos adquiridos requeiram uma atenção especial por parte dos pais num período de interrupção mais longo, como o é as Férias de Verão. No entanto, teremos de ser criativos de forma a transformarmos as mal-amadas fichas em algo prático, útil e com sabor a férias. TPC

A minha sugestão vai no sentido de tentarmos demonstrar na prática a utilidade dos conhecimentos adquiridos. Aqui ficam algumas ideias:

  1. Façam listas de compras em conjunto e, com todo o tempo do mundo, ajude o seu filho a encontrar cada um dos produtos listados no supermercado. Para além de estar a promover as competências de leitura e escrita, estará também a ajudá-lo nas tarefas de organização e discriminação visual.
  2. Peça ajuda para pesar a fruta e verificar se não houve enganos. Peça ajuda para fazer as contas: 1kg custa 2€, logo 2,5Kg serão x? Estará a desenvolver as habilidades matemáticas, aplicadas à prática.
  3. Façam uma lista conjunta dos monumentos que gostariam de visitar de acordo com o programa dado na escola. Aproveite para falar na História de Portugal e conhecer melhor o nosso património. A identidade cultural é essencial no desenvolvimento de uma criança, mais do que ouvir falar ou ver fotografias no livro é conhecer, experimentar e vivenciar em conjunto com a Família.
  4. Escolham em conjunto um livro para ler nas férias, organize um tempo diário para dedicar à leitura. As crianças imitam o que vêem fazer, como tal, escolha também um bom livro para si e reserve uma hora diária para lerem.
  5. Ajude o seu filho a fazer um diário, pode ser um caderno em que tenta escrever qualquer coisa todos os dias. Nos dias em que não há inspiração pode colar alguma coisa, um bilhete do cinema, uma folha bonita. Este é um bom hábito para não perder o hábito da escrita e mais uma vez do planeamento e organização.
  6. Façam desporto. Dancem sem vergonha. Num sítio próprio para dançar ou mesmo dentro de casa. Como alguém já disse, o Verão passa a dançar e mais vale dançarmos também.
  7. Vejam filmes, no cinema ou em casa. Tentem ver alguns em estrangeiro para poderem começar a praticar e habituar o ouvido às diferentes musicalidades de cada língua. Se gostaram de algum filme em especial, revejam-no e convidem amigos.
  8. Escute o seu filho, mas com a alma. Falem sobre o futuro, quais são os seus sonhos e o que necessitam para que os possa realizar.
  9. Na praia incentive-o para que faça construções de areia e com o material de desperdício que chega à areia. Escrevam na areia, com letras gigantes, construam letras em relevo. Estas são maneiras excelentes de desenvolvermos a caligrafia.
  10. Fique na praia até o Sol se pôr, pelo menos uma vez. Combinem acordar cedo para verem o nascer do Sol. Façam disso um momento mágico, respirem profundamente e sintam-se felizes por tudo aquilo que têm.

E mais importante de tudo:
Sejam alegres e brilhantes como o sol e indomáveis e fortes como o mar!
Aproveitem bem o Verão e divirtam-se, divirtam-se muito!

Helena Gonçalves Rocha

Nós aqui educamos para isto.
Nós aqui temos isto!

Contactos
helenagoncalvesrocha@gmail.com
Miúdos e Graúdos, Clínica Médica
Av. Pinhal da Aroeira, Lt 562
Aroeira Shopping area Lj 18
Herdade da Aroeira
2820-566 Charneca da Caparica
TEL.: 212 977 481

1420840749_facebook-512

Fotografias: D.R.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *