Ordem dos enfermeiros

TRATAMENTO COM CITOTÓXICOS DÃO 1º LUGAR AO GARCIA DE ORTA

parabenizamos

Numa altura em que a saúde a nível nacional não atravessa os melhores dias é com muito agrado que recebemos boas notícias. O projeto “Prevenção da queimadura química no doente sujeito a tratamento com citotóxicos no Serviço de Hemato-oncologia” do Hospital Garcia de Orta, obteve o 1º lugar no II Concurso Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem do IV Encontro dos Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros.

O projeto foi promovido pelo Conselho de Enfermagem Regional Sul, que decorreu no passado dia 28 de Outubro.

O percurso percorrido pela Ordem dos Enfermeiros relativo ao Programa Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem, foi o foco do encontro, tendo sido apresentada uma retrospetiva Nacional e Regional deste Programa.

Na 2ª Edição do Concurso dos Padrões da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros (OE), a equipa de Enfermagem do Serviço de Hemato-Oncologia do HGO EPE, representada por Maria Fernanda Carvalho, Enfermeira Chefe, e Hugo Alves Franco, Enfermeiro EEMC, apresentou o Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade intitulado – Prevenção da queimadura química no doente sujeito a tratamento com citotóxicos – conquistando o 1º prémio entre 42 projetos apresentados na Secção Regional do Sul da OE.

A atuação do enfermeiro, nesta área específica, tem por base os pressupostos dos padrões da qualidade da ordem dos enfermeiros (OE, 2007), nomeadamente:

– Satisfação do doente;

– Prevenção de complicações;

– Organização dos cuidados de saúde

A introdução de normativos visando as boas práticas clínicas poderão prevenir a maioria das flebites químicas e dos extravasamentos. Os enfermeiros têm uma responsabilidade efetiva na melhoria dos cuidados aos doentes Hemato-Oncológicos submetidos a este tipo de terapêuticas, representando a sua atuação autónoma, um ganho efetivo em saúde. (Hospital Garcia da Orta)

enfermeiros

Nós aqui, sabemos que a saúde é o mais importante e, por isso, queremos cuidar de quem cuida de nós. Um muito obrigada a todos os profissionais de saúde que permitem termos mais e melhor qualidade de vida.

Bem-hajam “senhores enfermeiros!”

Nós aqui, temos cuidados de Enfermagem.
Nós aqui temos isto.

Fonte: HGO

2 replies
  1. como chutar em concursos publicos
    como chutar em concursos publicos says:

    Amei o seu post. É importante que continue mantendo a qualidade de seu conteúdo, o que é
    raro atualmente na Internet. As vezes entro aqui para me atualizar.
    Por acaso existe alguma objeção ou eu posso compartilhar
    esse tópico no Pinterest? Quero que meus colegas também pudessem
    ler Ótimo trabalho!

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *