FontedaTelha

UM FENÓMENO CHAMADO FONTE DA TELHA. #fontedatelha

gostamos 1

Quem não esteve este domingo na praia da Fonte da Telha ponha o dedo no ar? Contam-se pelos dedos os que não estiveram, porque nós achamos que vimos lá “toda a gente”!

Primeiro domingo de julho com mais de 30º sem vento é garantido que as praias da Costa da Caparica são “tomadas de assalto” por todos os sedentos e amantes de praia, como nós. Nada intimida e “aniquila” o bel prazer de um excelente dia de praia e, nós aqui, cheios de fé e com as miúdas de férias com os avós (tão bom para todos, pais, filhos e avós), decidimos ir almoçar à praia. A antever o trânsito optámos pela mota e ninguém pára duas pessoas decididas a ter um merecido dia de praia! Duas pessoas e mais umas centenas, milhares ou melhor, como vimos escrito nas redes sociais “estavam 11 milhões de pessoas na Costa da Caparica!”

Exageros à parte, o facto é que mesmo indo de mota para a praia ao começar a descer para a Fonte da Telha conseguimos encontrar formas criativas de estacionar os carros, mas também e, felizmente, muitas pessoas a optar por deixá-los mais longe e optar por parte do percurso a pé. Sem dúvida, a melhor opção.

Parece que esta praia tem mel, porque de facto, parece ter ainda mais pessoas que as restantes. As pessoas sabem ao que vão e das condicionantes de acessibilidade, mas não se deixam demover. Se decidem que é para a Fonte da Telha que vão, é para a Fonte da Telha que vão. “Mai nada”. A recompensa, está à distância de um mergulho ou de uma soneca na areia e, estas não desapontam.

Fontedatelha1

Não há dúvida, que as praias da Costa da Caparica são das melhores do mundo, como não há dúvida do fenómeno de atração que é a Fonte da Telha. Ir para a Fonte da Telha é uma opção, um statement. E o que é que torna esta praia tão especial e mística? Ponha o dedo no ar e dê-nos a sua opinião.

Nós aqui temos a Fonte da Telha.
Nós aqui temos isto.

Texto: Marlene Gaspar
Imagens: Lisbon South Bay blog

11 replies
  1. gina pereira
    gina pereira says:

    Eu sou do tempo que ainda se podia acampar no areal fui tão feliz, os autocarros nem vinham lá abaixo . para mim é a melhor praia do mundo e já passei por algumas fora e nem tem comparação possível. Não sei como o puder local ainda não pós cobro as propriações ilegais ou não. ..mas qualquer dia não posso ir a praia que mais gosto onde vou o ano inteiro simplesmente porque o proprietários das casas cada vez vão alongando o estacionamento privativo, de uma terra que é nossa?

    Responder
  2. Ricardo Mendes
    Ricardo Mendes says:

    Já que pedem opinião… aqui vai. Quem escreveu esse artigo ou está a brincar ou nunca foi a Troia que fica a uns 30km. São apenas 40km de praia de areia branca, com pouca ondulação, de Setúbal até Sines.

    Responder
  3. Francisco
    Francisco says:

    Felizmente já está em discussão camarária a melhoria dos acessos e estacionamento na Fonte da Telha. Em 24 anos de praia na Fonte, nunca tinha visto tão grande caos de carros. Parece que os da margem norte descobriram que há terra entre a costa da caparica e o algarve. Tenho pena que dentro de poucos anos vamos deixar de ter praia, dada a perda de areal que se tem notado.

    Responder
  4. Maria Lourenço
    Maria Lourenço says:

    A Fonte da Telha, já há uns 7 anos que é (a meu ver),…”a melhor praia do Mundo”!
    Quando falamos dos acessos, do ordenamento do território, das infraestruturas…é o maior caos que conheço! Não sei a quem aproveita, e sinceramente prefiro nem perceber…mas não dá para entender como é que uma praia com aquela qualidade de águas e areia, com uma arriba fóssil de cortar a respiração, permanece…como se fosse um bairro da lata com crescimento selvagem!
    Se tivermos em consideração, que uma praia “que parece o Paraíso”, tem como único acesso uma estrada esburacada de apenas duas faixas (e que essas duas faixas, por conta da inclinação do terreno e do excesso de tráfego…mais parecem uma picada em África); não dá para entender! Ou então serei eu, que não sou assim, tão inteligente!!!!…
    Não há uma via alternativa de fuga, para quando há acidentes no mar! No verão, os helicópteros estão a combater incêndios, não estão disponíveis para resgates… Quem realmente ama a Natureza e as belezas deste país à beira mar plantado, pode morrer se se sentir mal na Fonte da Telha…porque dificilmente chegará a um Hospital a tempo, se tiver um ataque cardíaco! Nas praias da Linha, tal não acontecerá…as acessibilidades são as melhores, não falta nada!!!
    Se a justificação fosse porque pretendem “proteger a paisagem natural e a arriba fóssil”…certamente que a protegeriam mais e melhor, se tomassem as medidas necessárias e criassem, infraestruturas pensadas para minimizarem os danos de tão intensa afluência! E agora nesta época, com as colónias de férias dos colégios e infantários, até arrepia pensar…que além dos adultos…estão ali diariamente muitos milhares de crianças sem quaisquer infraestruturas de socorro imediato!!! Lamentável, mesmo lamentável!…
    Sempre conheci a Fonte da Telha assim, …cada dia mais degradada! Tem obras embargadas que ficaram no esqueleto, mas também não foram demolidas (permanecem ali como ninhos de ratos a abandalhar o cenário)… … Que grande tristeza que esta situação me causa!… Por ironia, em termos de condições naturais é do mais lindo que já vi!!! Espero viver, para ver a Fonte da Telha ser tratada como “”o Paraíso que É””…. … …

    Responder

Trackbacks & Pingbacks

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *