Cova do Mar

VOLUNTÁRIOS DÃO FORMAÇÃO NA COVA DO MAR. Por Marlene Gaspar

gostamos

É de coração cheio e a transbordar de orgulho que hoje conto esta história. Todos os dias passo a ponte para Lisboa para ir trabalhar para a LLYC, a melhor agência de comunicação do mundo e arredores. E a LLYC tem uma fundação – a Fundação LLYC que tem como missão divulgar causas e contar histórias de sonhadores que ajudem a mudar o mundo através do talento, experiência e compromisso da empresa e dos seus profissionais.

O trabalho através da Fundação é ajudar as pessoas que sonham em melhorar a vida da sua comunidade a contar à opinião pública qual é o seu projeto e o que precisam para o concretizar. Procuramos ser o porta-voz de iniciativas solidárias, através de histórias contadas pelos seus protagonistas, mas o projeto Vozes Futuras, que acaba por ser o primeiro projeto global da Fundação LLYC a ser desenvolvido em todos os escritórios, em 13 países, está além disso. O objetivo principal é educar jovens com soft skills de comunicação, pois estas ferramentas comunicativas tão básicas e necessárias, são o usamos no dia a dia com os nossos clientes.

Estes projetos contam com voluntários em que metade das horas são oferecidas pela empresa e a outra metade pelo tempo livre de cada voluntário. E é para mim um orgulho saber que o Ricardo, a Celia, a Raquel, o Francisco, a Joana, a Maria e a Cristina, equipa com quem tenho o privilégio de trabalhar todos os dias, escolheram a Associação Cova do Mar, como a causa que abraçaram. E essa associação fica nada mais nada menos que aqui, na margem sul.

Cova do Mar

Os voluntários: Ricardo Madeira, Celia Fernandez, Raquel Godinho, Francisco Lima, Joana Carvalho Fernandes, Maria Eça e Cristina Girão (da esquerda para a direita) com os seus “alunos”

A Joana é nascida e criada na margem sul, viveu cerca de 2 anos em Lisboa, mas o bom filho à casa torna e, uma vez margem sul, para sempre margem sul e “teve” de voltar. A Joana foi jornalista antes de ter entrado na LLYC e teve contacto com a associação Cova do Mar quando fez uma peça jornalística sobre a mesma. A Cova do Mar é uma associação dirigida a crianças que vivem num bairro clandestino, de habitações precárias, sem acesso a electricidade legal. O objetivo da associação é proporcionar aos jovens uma ocupação de tempos livres diversa (e diferente da que se associa a estes ambientes desfavorecidos). “É objectivo do campo de férias Cova do Mar proporcionar iniciativas destinadas a crianças e jovens considerados carenciados pela Cova do Mar (emocionalmente ou financeiramente), com idades compreendidas entre os 6 e os 17 anos, com a finalidade de durante um período determinado de tempo, proporcionar um programa organizado de carácter educativo, cultural, desportivo ou meramente recreativo.” refere a responsável da organização.

E como é que a Fundação LLYC está a ajudar? Os nossos super voluntários deram aulas de comunicação para garantirem que os jovens aprendam ferramentas fundamentais para apresentarem melhor os trabalhos de grupo, falarem em público, contarem uma história ou até um dia os ajudar numa entrevista de emprego…

Divididos por 4 grupos, ao longo de 4 aulas, estão a aprender a contar uma história à sua escolha, real ou inventada por eles. Têm de colocar a ‘mão na massa’, de escolher a história, prepará-la (tem de ter princípio + meio + fim), debater e construir o formato: uns escolheram a banda desenhada, outros a dança, outros até escolheram atirarem-se pela primeira vez ao temível power point. Tomaram notas, tiraram apontamentos e aprenderam a técnica dos post-its coloridos para a organização de ideias e no próximo mês, veem à LLYC apresentar o seu trabalho.

Estou muito orgulhosa deste projeto e só posso estar grata de poder fazer parte de uma equipa com pessoas como estas. Dream team LLYC!

Mas sobre estas pessoas, termino com as palavras da responsável pela instituição, Xana Banana, sobre a atuação dos voluntários da fundação: é surreal todas as coisas que estão a aprender!  e o amor dos voluntários é INCONDICIONAL.

Nós aqui temos formação na Cova do Mar.
Nós aqui temos isto.

Texto: Marlene Gaspar
Foto: Cova do Mar

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *