futebol

VITÓRIA DE SETÚBAL 0 X SPORTING 6?

aplaudimos 1 1

A goleada que o Sporting deu ao Setúbal foi um dos centros das atenções da media desde 4ªf passada, mas a carta de um adepto do Vitória de Setúbal ao ex-jogador deste clube, João Mário, consegue surpreender (ainda) mais que este dilatado resultado.

Jorge Calheiros, adepto da equipa sadina, deu uma lição de grande desportivismo e fair-play.

João Mário marcou, aos 58′, um golo que decidiu não festejar por respeito ao Vitória de Setúbal, clube que o acolheu cedido pela equipa de Alvalade, na temporada 2013/14.

A carta do adepto do Vitória de Setúbal está a fazer sensação nas redes sociais:

Meu caro João Mário,

Sou sócio do Vitoria FC há 53 anos. Quando me perguntam qual o meu clube digo que é o Vitoria FC e quase sempre vem a segunda pergunta: ” Ok. E qual é o outro?”
E eu respondo: Não há outro!
Não sou “doente” pelo futebol mas gosto de ver um bom jogo. Há algumas épocas atrás, ao ver um jogo do VFC reparei num jogador que me era desconhecido: João Mário.
Reparei na forma “aveludada” como tratavas a bola, na tua visão de jogo, na precisão do passe, na qualidade do drible e no faro pela baliza.
Soube que estavas emprestado pelo Sporting ao meu clube.
Quando voltaste ao Sporting fiquei, por um lado triste, mas também feliz pois poderias ter no teu clube muito mais oportunidades. E assim aconteceu!
E quando tanta coisa negativa existe no nosso futebol, hoje aconteceu algo que me deixou muito feliz: o teu golo contra o meu VFC.
E destaco 3 aspetos. Desde logo a tua jogada e o golo. Que golaço! Depois a forma como não celebraste o golo. Isso revela algo que poucos têm no futebol: o sentido da gratidão.
Naqueles segundos demonstraste o que é ser GRANDE! Os grandes como tu não são ingratos e sabem reconhecer as oportunidades que a vida lhes deu. E o Vitória e as gentes de Setúbal ajudaram-te na tua carreira.
O mérito é teu, mas em Setúbal todos deram uma ajuda.
E finalmente o gesto de desportivismo e fair-play que foi sentir o aplauso dos adeptos do Vitoria ao golo que marcaste contra a sua equipa. Isto é raro ver-se nos estádios de Futebol!
Mas tu e Setúbal deram o exemplo!
Desejo-te os maiores sucessos na tua carreira que não tenho dúvida vai ser brilhante. És um exemplo de desportista e ser humano. Bem Hajas!
E já que o meu Vitoria não será campeão nas épocas mais próximas, espero que tenhas a felicidade de ser campeão pelo Sporting! Tu mereces!
Grande abraço deste Vitoriano!
Jorge Calheiros

João Mário não ficou indiferente à carta e respondeu no seu Instagram:

Caro amigo Jorge Calheiros, primeiro começo por agradecer-lhe emocionantes palavras. Depois dizer-lhe que adoro o Vitória e adorei todos os momentos que passei em Setúbal. Por último, dizer-lhe que serei eternamente grato a quem me ajudou muito, assim como a quem me continua a ajudar. Desejo-lhe o melhor também, o meu muito obrigado.

Com atitudes como a do Jorge, não há dúvida que para além das infraestruturas, Setúbal tem reunidas todas as condições para representar orgulhosamente o título da Capital Europeia de Desporto em 2016.

Jorge e João obrigada por esta lição inspiradora.

Nós aqui temos fair-play.
Nós aqui temos isto.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *