IMG_0997

VIVER PERTO DA PRAIA FAZ BEM À SAÚDE.

gostamos 1

Não é que estudos recentes vieram (com)provar aquilo que já sabíamos? – viver perto da praia faz bem à saúde. E nós que o digamos, que estamos aqui a emanar saúde por todos os nossos poros.

Agora, fora de brincadeiras, a epidemiologista Lora Fleming, da Universidade de Exeter, em Inglaterra, numa conferência de ciência política da União Geofísica Americana, afirmou que o tempo passado à beira-mar tem muitos efeitos positivos sobre a saúde e o bem-estar. Sobre este último, nós não precisamos de nenhum dado científico. Diz-nos a experiência que um passeio, um simples estar à beira-mar proporciona paz, tranquilidade e faz-nos sentir bem.

Se só chegar-lhe perto já nos causa este efeito, imaginamos a saúde dos surfistas! Por isso é tão engraçado e curioso ficar a olhar para eles às horas de almoço junto à praia a despirem/vestirem os fatos e saírem dos carros a correr para o mar para aproveitarem aquela pausa até ao último segundo a que têm direito (não se pode desperdiçar nada!). Não sabemos se e quando almoçam, mas isso parece que não lhes interessa nada, o que querem é estar ali dentro de água, enquanto podem. E parece que veem de lá revigorados, ou pelo menos todos contentes! Com aquela sensação que ganharam o dia.

Já no séc XVIII os médicos prescreviam viagens à praia ou tratamentos com banhos da água do mar. Mas só há relativamente pouco tempo, os cientistas começaram a estudar os benefícios de saúde do oceano experimentalmente, disse Fleming.

O projeto “Blue Gym” estuda como os ambientes naturais de água podem ser usados para promover a saúde humana e o bem-estar. Descobriram que as pessoas que viviam perto da costa relataram uma melhor saúde. A aproximação do mar “melhora significativamente o bem-estar”, referiu White. O ambiente à beira-mar pode reduzir o stress e estimular a atividade física, acrescentou.

IMG_0996
Foto: Praia da Fonte da Telha

Ora, nós aqui não precisámos de nenhum estudo para chegar a essas conclusões, mas é importante que isso seja constatado, para além das nossas meras opiniões.

Os pesquisadores continuam a fazer experiências de laboratório para estudar os benefícios fisiológicos da vida costeira. Estes estudos sugerem que a exposição do oceano pode ser uma forma útil de terapia, conclui Fleming. Por exemplo, o surf pode melhorar o bem-estar das crianças problemáticas, e pelo que se assiste nas nossas praias, melhora o bem-estar também dos adultos e, não precisam ser problemáticos!

Os estudos futuros irão ver qual a “dose” ideal de tempo gasto no oceano e quanto tempo os efeitos na saúde se mantêm. Mas, nós aqui, propomos que use e abuse desta terapia.

E vocês, sentem bem-estar quando estão junto ao mar? Nós aqui, sentimos.

Nós aqui vivemos perto da praia.
Nós aqui, temos isto.

Fonte: http://www.ciencia-online.net/2013/07/beneficios-da-praia-viver-perto-do-mar-faz-bem-a-saude.htm

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *